TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da obra "cultura um conceito antropológico"

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO LIVRO “Cultura: Um Conceito Antropológico”

(Laraia, Roque de Barros).

Aluna: Valéria da Silva Melo

O autor inicia a primeira parte falando sobre o determinismo biológico e geográfico que poderiam influenciar no comportamento de determinados povos. No entanto Laraia discorda da idéia de que as diferenças genéticas possam estar relacionadas com a cultura de um povo.

Ele cita vários autores com o intuito de comparar diferentes visões em relação à cultura. De acordo com o autor, o primeiro antropólogo a definir o termo cultura foi Edward Tylor que definiu cultura como conhecimentos, crenças, leis, moral, arte, etc.

Laraia fala que o conceito de Tylor é uma junção de vários outros estudos acerca do termo cultura, como por exemplo, as idéias de John Locke, Turgot e Rousseau.

Ainda sobre Tylor, Laraia segue mostrando as idéias do antropólogo o qual afirma que através do estudo de culturas é possível identificar características de ordem natural. Para Tylor a diversidade cultural poderia ser explicada, pela desigualdade do processo evolutivo o que mais adiante seria chamado por Boas de “particularismo histórico”.

O autor também fala sobre Kroeber que identificava o homem como o único ser capacitado para desenvolver evolução própria e também definindo o termo endoculturação.

Laraia segue o texto falando sobre a forma em que a cultura pode interferir no comportamento do ser humano incluindo o riso, o parto, a sexualidade, a comida e etc. Esses comportamentos seriam transmitidos através da endoculturação.

Ele ainda fala sobre questões mais complexas, por exemplo, saúde e sobrevivência na qual a crença pode prover à cura de algumas pessoas, ou a perda de referencia cultural que pode interferir em questões biológicas, mostrando que uma coisa influencia a outra.

O autor ainda disserta que o ser humano não tem capacidade de compreender sua própria cultura, porém ele necessita dela para viver em harmonia consigo e com os demais seres humanos.

Roque ainda tentar mostrar que toda cultura possui sua lógica, mesmo que pareça ilógica a compreensão do universo dentro de cada cultura é lógica.

Ele também ressalta duas alterações culturais que seria aquela que pode resultar de uma catástrofe ou aquela que resultante de um contato entre sistemas culturais.

Laraia diz que todas as culturas possuem transformação permanentemente e mostra a importância de se compreender tal processo. Nenhuma cultura é melhor que a outra, todas possuem o mesmo valor.

                                    Ao afirmar que todas as culturas estão sempre em constante mudança, o autor demonstra a importância de se entender tal processo, já que se poderá ser mais tolerável aos novos comportamentos e, além disso, com os comportamentos de outras culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com