TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento texto latour

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento texto: Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora – Bruno Latour

Warley Brenke Diniz da Silva – RA:11201721581

O texto escrito por Latour, começa com uma breve introdução que é denominada “Abrindo a caixa-preta de pandora”, após essa introdução, o autor começa a descrever o seu texto e separa-o em três grandes partes. Entre elas, a primeira é chamada “Procurando uma entrada”, a segunda, “Quando o suficiente nunca é suficiente” e a terceira e última, “A primeira regra metodológica”.

         O autor começa a sua obra, apresentando três acontecimentos que, em primeiro momento, não são conexos entre si. São esses acontecimentos: Um cientista chamado John Whittaker utiliza seu computador e consegue projetar a imagem da molécula de DNA; ao prosseguir, o autor retoma a descoberta da dupla hélice do DNA, fazendo um breve relato de como foi esse acontecimento; e como o terceiro acontecimento, ele descreveu a estrutura da corporação que contruiu o computador chamado Eclipse MV/8000, que é o mesmo computador que Whittaker usou para conseguir as projeções do DNA.

No decorrer do corpo do texto, o autor faz a junção dos três acontecimentos, concluindo que tudo o que foi problema para os pesquisadores que descobriram a dupla hélice e todos os problemas enfrentados pela empresa, Data General, no desenvolvimento do computador que tinha que ser funcional e confiável, se tornava agora um problema para Whittaker que tinha que operar com os problemas enfrentado pelos dois outros fatores, sem importar como que esses fatores resolveram os seus devidos problemas.

O autor então decide colocar fim a um questionamento de por qual caminho deve ser iniciado a trajetória. Então Latour começa pela bagunça criada pelos problemas citados anteriormente e inclui mais dois acontecimentos: a observação feita por um dos engenheiros do Eclipse, Tom West, em relação às maquinas concorrentes e além desse exemplo, colocou também os cientistas que analisavam os artigos ,escrito por um dos maiores químicos, de Linus Pauling que dizia respeito as pesquisas sobre o DNA. Nos dois casos, tem uma junção entre o contexto e o conteúdo.

Na sequência, Bruno Latour introduz, após apresentar todas os acontecimentos anteriores, as teorias das Máximas de Jano, estas são os pensamentos controversos dos acontecimentos. As primeiras delas é o confronto de “Descarte os fatos inúteis” contra “Acate os fatos sem discutir”. A segunda máxima se diz respeito ao conflito entre determinar a definição de eficiência e optar pela máquina mais eficiente. A terceira máxima analisa o conflito entre a face de esquerda que acredita que o convencimento é consequência do funcionamento e a face de direita que diz o contrário. Essa máxima excluí o pensamento de convencimento e funcionamento não estão conectados entre si. Na última máxima, tem um pensamento semelhante à terceira, visto que, a face esquerda acredita que para algo se sustentar tem que ser verdade, já para a face direita, quando a estrutura é capaz de se auto sustentar, ela se torna verdade.

Na terceira parte do texto Latour cria uma sequência de quadrinhos para indicar a direção em que o seu texto seguirá, o modo como ele continuou as explicações, começa de tudo o que já se sabe, “joga” dentro da caixa preta e analisa tudo o que saiu de dentro dela para conseguir chegar no ponto de partida e refazer o processo, porém, agora detêm mais conhecimento do que no processo anterior. Esse processo todo tem o simples objetivo de mostrar ao leigos, como funciona realmente uma caixa preta dessas, não apenas mostrar que ela existe e ela faz todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com