TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Caso: FOXCONN TECHNOLOGY GROUP

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 5

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento do Caso FOXCONN TECHNOLOGY GROUP

Nome do aluno: ZZZZZ

Trabalho da disciplina: O Líder Coach

Tutor: Prof.

Rio de Janeiro

2018

Caso: FOXCONN TECHNOLOGY GROUP (A)

TÍTULO

FOXCONN TECHNOLOGY GROUP (A)

SETOR DE SERVIÇOS DE FABRICAÇÃO DE ELETRÔNICOS

REFERÊNCIA: ECCLES, Robert G, SERAFEIM, George, CHENG, Beiting; Foxconn Tecnology Group (A). Harvard Business Scholl, 112 – P10, 2012.

Introdução

A partir do suicídio cometido por um jovem operário de 19 anos, que saltou de um prédio da fábrica Foxconn, localizada no Sul da China e uma sequência de outros suicídios no ano de 2010, desencadeou um debate na sociedade chinesa, sobre as condições laborais e de vida dos trabalhadores de baixa qualificação na China, incluindo supostos maus tratos aos seus empregados, o que desencadeou uma forte pressão para o aumento de salários.

Resumo

Os prestadores de serviços de fabricação de eletrônicos – EMS (“Electronics Manufacturing Services”), fabricam produtos para fabricantes de equipamentos originais – OEMs (“Original Equipment Manufacturers”). Como dificuldade para diferenciar-se dos concorrentes em termos de produção e certificações de qualidade, os EMSs costumavam competir em preços, já os OEMs gozavam da vantagem de um número crescente de opções de parceiros de EMSs, o que elevava a pressão sobre os preços.

Em 1974, Terry Gou fundou a Foxconn Technology Group (Foxconn) , a maior empresa do setor de EMS e a de mais rápido crescimento, fabricando produtos para a Apple, Nintendo, HP e Motorola, como também produziam telefones e peças para Nokia, consoles PlayStation 2, para Sony e peças de computadores para Dell. Atingiu o primeiro lugar no setor em 2005, mantendo-se no topo desde então. Porém em 2008 a taxa de crescimento desacelerou e esse quadro não mudaria enquanto custos de mão-de-obra ao mesmo tempo reduziam a margem de lucro, o que dificultava a Foxconn a oferecer um preço competitivo aos seus clientes. A principal vantagem competitiva da empresa, era o preço, devido ao baixo custo da Mao de obra na China, onde operava e tinham aproximadamente 800 empregados.

A primeira fábrica foi estabelecida em Shenzhen, Sul da China, para aproveitar a terra e a mão de obra barata, porém com o crescimento rápido, em 1995, o Sr. Gou comprou um lote maior e criou o Parque de Ciência e Tecnologia de Longhuam uma cidade-empresa, com linhas de montagem, dormitórios, bancos, hospital, uma cultura focada na própria personalidade e liderança, baseada por meio de exemplo, patrulhava o campus de Longhuam para inspecionar linhas de produção. Sr. Gou, era famoso por trabalhar 16 horas por dia e acreditava na disciplina de sua equipe de gestão. O clima era tenso na linha de produção e os turnos ultrapassavam 12 horas de trabalho para quase 70% dos operários, no ano de 2007 e ganhavam apenas o salário mínimo legal (aproximadamente U$90/mês) e em 2010, U$132/mês.

A idade média dos empregados era 21,1 anos, sendo o mais jovem com 15 anos, apenas uma pequena fração tinha educação além do nível médio, os empregados com nível superior recebiam salários significativamente maiores e geralmente trabalhavam em escritórios, a grande maioria trabalhava em linhas de montagem, com baixa qualificação profissional. Mesmo com a remuneração baixa, a Foxconn atraía trabalhadores, pois tinham contratos de trabalho, alojamento gratuitos, alimentação e seguro e em fábricas menores os pagamentos eram feitos com atrasos e não em conformidade com o combinado.

A China estava num dilema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com