TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Estudo de Caso: Foxconn Technology Group (A)

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso:

O Líder Coach

Foxconn Technology Group (A)

REFERÊNCIA: ECCLES, R. G.; SERAFEIM, G.; C HENG, B. Foxconn Technology Group (A). Estados Unidos da América. Havard Business School, 2012.

O estudo de caso aborda a trajetória e alguns problemas enfrentados por a Foxconn, uma grande empresa que fabricava produtos eletrônicos, fundada em 1974 por Terry Gou. Era a maior empresa do setor de EMS e de mais rápido crescimento. Além disso, prestava serviços de projeto e desenvolvimento conjunto, fabricação, montagem e pós-vendas a parceiros a montante e estava comprometida com o fornecimento da solução de menor “custo total”.

A problemática do texto se divide nos seguintes subitens: Histórico da Foxconn Technology Group, Práticas trabalhistas na China, Suicídios na Foxconne e o Desempenho da Foxconn. O estudo aborda o processo de crescimento da empresa, planejamentos estratégicos e mostra que a empresa busca oferecer produtos a baixo custo, a fim de se destacar em relação a seus concorrentes. Ao longo do estudo fica claro as práticas de cadeia de suprimento, armazenagem e a movimentação da empresa ao longo de sua trajetória.

O ambiente era altamente competitivo entre as empresas de EMS. As empresas operavam com margens muito estreitas, sendo o diferencial entre elas produtos a preços cada vez menores. O motivo pelo qual a Foxconn podia se dar ao luxo de oferecer preços competitivamente baixos era o baixo custo da mão de obra na China. A mesma, fornecia produtos para a Apple, a Helett-Packard, HP, Motorola, como também produziam telefones celulares e peças para a Nokia, consoles PlayStation2 para a Sony e peças de computadores para a Dell. As EMS aceitavam propostas pouco vantajosas a fim de permanecer no mercado.

Terry Gou escolheu a China para fazer a sua primeira fábrica, com a finalidade de aproveitar a terra e a mão de obra barata que eram baixíssimas naquela região, além de propiciar menores investimentos na cadeia de suprimentos, fazendo com que os produtos fossem ofertados com preços abaixo do valor de mercado. Apesar da baixa remuneração ofertada aos funcionários, milhares de trabalhadores queriam ir para a Foxconn pois comparada com outras empresas menores, os pagamentos não atrasavam e seus empregados tinham direito a alojamento e outros beneficíos gratuitos.

Com o objetivo de aumentar o nível de serviços aos clientes, o Sr. Gou adotou uma cultura focada na própria personalidade e liderança. Exigindo de seus funcionários, forte lealdade, sempre dizendo que o bem da empresa era mais importante do que o bem deles mesmo. O que acarretou os empregados a trabalhar sob forte supervisão e que tendiam a chegar a duplicar ou triplicar o teto legal de horas de trabalho por semana. Com turnos típicos que duravam de 10 a 12 horas e, segundo um levantamento, mais de 70% dos empregados trabalhavam mais de 10 horas por dia e não eram bem remunerados.

Nas linhas de montagem os funcionários possuíam baixa qualificação profissional. O processo de produção se decompunha em muitas tarefas simples, de modo que cada trabalhador se especializava em uma só tarefa e realizava movimentos monótonos. O excesso de pressão no trabalho, baixíssimos salários, difíceis condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com