TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fifo Lifo E Fefo

Casos: Fifo Lifo E Fefo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Criar um filosofia de estoque que seja condizente com a atividade fim da empresa, é fundamental para que não haja disperdicios (de tempo e de matéria prima), a adoção da técnica errada de armazenagem, pode fazer com que a logística da empresa deixe de agregar valor ao produto/ serviço e passe a onerar a atividade em questão. A adoção de um modelo de armazenagem é vital na definição das estruturas de um CD, pois leva a delimitar o melhor tipo de estrutura em função da necessidade de seletividade dos produtos. Hoje, existem três grandes modelos de armazenagem, o FIFO (First In, First Out - Primeiro que entra é o primeiro que sai), LIFO (Last In, First Out - O último que entra é o primeiro que sai), e o FEFO (First Expired, First Out - O Primeiro a Vencer é o primeiro que sai).

FIFO - A técnica do "primeiro que entra, primeiro que sai", é recomendada para estoques de alto giro, e que o produto tenha uma perecibilidade técnica muito curta, é o caso dos processadores de computador, e outros itens de tecnologia em geral, pois esse modelo busca fazer com que o produto gire antes que ele torne-se obsoleto ou inapto para o uso/consumo, essa técnica é mais amplamente utilizada, no mercado varejista de produtos alimentícios e no varejo de certos eletro-eletrônicos.

LIFO - Você pode pensar que tipo de negócio adotaria esse modelo, mas esse é um modelo amplamente utilizado no mercado automotivo, assim que é lançado um novo modelo, ele se torna alvo dos esforços de venda da empresa, fazendo com que o produto mais antigo passe mais tempo em estoque do que o mais recente, transferindo esse produto mais antigo para uma "segunda linha" de venda em relação aos negócios da empresa.

FEFO - o FEFO, nada mais é do que uma evolução da técnica FIFO, porém ainda é muito pouco usada. Essa técnica busca organizar não por ordem de entrada ou saída, mais pelo seu prazo de validade, buscando fazer com que o produto gire antes do mesmo torna-se impróprio par o consumo. A vantagem do FEFO está em ele ser um modelo onde há maior possibilidade de controle, evitando desperdícios com materiais vencidos. Esse modelo, e mais utilizado em no mercado alimentício no comércio de materiais farmacêuticos, e hospitalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com