TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRAL DO BRASIL (filme)

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  2.343 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

Profª. - INDIANARA FOGAÇA

Acadêmicas:

Aline Felipe – RA 6270254551

Daniele Lopes – RA 6450315665

Kauane Ferreira – RA 6661420670

Marissol Bruggemann – RA 6894520536

Sandra Regina Rossi da Silva – RA 6894520463

Vanessa Pereira – RA 6814006170

Roteiro de análise e Resenha crítica do filme: “CENTRAL DO BRASIL”

[pic 2]

São José SC, 16/04/2014.

2. FICHA TÉCNICA DO FILME:

Título do filme:  CENTRAL DO BRASIL

Atores principais: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pera, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella Freitas.

Direção: Walter Sales

Produção: Brasileiro

Ano: 1998

 Duração: 1 hora 50 min.

3. GÊNERO DO FILME:

() Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação

( ) documentário ( X ) drama ( ) suspense ( ) ação ( ) outros______________________.

4. GRAU DE ENTENDIMENTO

(x) fácil ( ) razoável ( ) difícil

5. TEMAS ABORDADOS:

(X) Culturais ( ) Científicos ( X ) Políticos ( X ) Religiosos( ) Psicológicos ( )Outros: _______.

6. ENREDO (SÍNTESE):

O filme acontece na estação de trem “Central do Brasil” no Rio de Janeiro, ali trabalha uma senhora chamada Dora, que escreve cartas para pessoas analfabetas, que tentavam se comunicar com amigos, parentes ou namorados de vários lugares. Uma das clientes de Dora, Ana e seu filho Josué, procuram-na para que ela escreva uma carta para Jesus, pai do menino que não vivia com eles e que mora em Bom Jesus do Norte, pois queria que Josué conhecesse o pai. Sempre que chegava a casa exausta Dora lia as cartas com a vizinha Irene, rasgava e jogava fora. No entanto, a carta de Ana, Irene não permitiu que fosse rasgada. No outro dia na estação, Ana procura Dora, pedindo que rasgue a 1ª carta, pois decidiu escrever outra, dizendo que ainda ama Jesus. Saindo da estação Ana é atropelada e morre. Josué fica sozinho na estação. Dora decide leva-lo para casa. Professora aposentada, sem valores, sem ética, apenas pensava na sua sobrevivência, Dora vende o menino para uma instituição de doação. Dias depois, arrependida volta para busca-lo. A partir desse fato, começa um elo de amizade e ajuda mútua entre ambos. Então Dora decide ajudar o menino a encontrar sua família, não o deixa viajar sozinho para Bom Jesus. Chegando ao endereço que Ana pediu para colocar na carta, não encontraram Jesus. Dora e Josué passam por situações diversas, já estavam perdendo as esperanças, sem dinheiro e com fome, foi quando Josué decide gritar para as pessoas que passavam que Dora era uma escrevedora de cartas, então muitas pessoas se aproximaram. Onde tiveram a oportunidade de se comunicarem com parentes distantes. Assim Dora e Josué conseguiram dinheiro para se alimentarem e voltarem ao Rio de Janeiro. Quando se preparavam para voltar ao Rio de Janeiro, aparece um filho de Jesus, Isaías que os leva para casa, apresentando-lhes ao irmão Moisés. Os irmãos contaram toda a história de Jesus. Disseram que ele foi embora e que também escreveu uma carta para Ana, por meio de um escrevedor de cartas, onde Dora lê a carta para todos. No meio da noite Dora decide ir embora e deixar Josué com os irmãos. No ônibus ela escreve uma carta para o menino, se despedindo e pedindo que nunca a esqueça. Diz para ele que acredita na volta de seu pai para casa. Ela fica emocionada, pois seu pai também a deixou quando criança.

________________________________________________________________________________

7. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:

Mostra a uma realidade marcada pelas desigualdades sociais: competição pelo mercado de trabalho, luta pela sobrevivência, violência, analfabetismo, corrupção, tráfico, assalto, suborno e desemprego.

______________________________________________________________________________

8 - CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:

Cena: Várias são as cenas de impacto emocional, uma de que nos marcou foi: Quando Dora e Josué chegam a Bom Jesus, uma cidade nordestina, onde retrata a pobreza extrema, com muitos analfabetos, a falta de emprego, mas com uma religiosidade enorme.

Justificativa: A cidade com uma infraestrutura escassa de saneamento básico, educação e trabalho. Faz-nos ver o quanto nosso povo ainda é necessitado de uma política social adequada. Mas através da religião busca a esperança por dias melhores.

______________________________________________________________________________

9. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:

Contribuiu na interação para o nosso entendimento da realidade vivida por muitos brasileiros, o quanto teremos que trabalhar para assegurar os direitos desses cidadãos. Lutar para que nossas crianças não fiquem sem a educação necessária para o seu desenvolvimento e futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com