TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Tempos Moderno ''Charles Chaplin'' E As Questoes Sociais

Trabalho Escolar: Filme Tempos Moderno ''Charles Chaplin'' E As Questoes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.895 Visualizações

Página 1 de 2

Estado e político sociais no Brasil

O texto em comparação ao filme mostra bem a realidade em que nos vivemos, nos dia de hoje comparando a realidade de uma sociedade oprimida pelas políticas sociais onde acaba manipulando os menos favorecidos e passando a ideia de que estão cumprindo os direitos com que a sociedade por lei deveria ser respeitados a situação em que os trabalhadores se encontram hoje. Em questão de opressão salários em que não tem a condição de uma vida mais digna.

Com a vitória do presidente Lula em 2002, que a cidadania começa a desabrochar e a atingir os excluídos (na alfabetização, na documentação, etc.). As profundas consequências do modelo neoliberal colocam um desafio dos mas significativos pra este novo governo.

“Como aliar a democracia e cidadania no âmbito de uma política social que transcenda os critérios de acessos aos direitos sociais que se colocam como critérios de exclusão e não de inclusão?”

O sistema de produção capitalista tema sua estrutura a desigualdade social ao dividir a sociedade em proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho.

A classe dominante cria mecanismo que visam oferecer a população uma ilusão de participação quando na verdade o sistema capitalista se coloca como a resposta pronta acabando com as necessidades de desenvolvimento do homem e das forças produtivas.

O desenvolvimento do modo capitalista de produção cria as condições necessárias para que cada vez mais a política social publicasse restringindo seu âmbito de ação.

O estado e as politicas sociais passam a ideia de que esta sento cumpridores dos seus deveres, quando na verdade a sociedade deveria ser respaldada por uma política mais justa.

E devendo estado se responsabilizar pelas condições devida da população e dar autonomia a cada pessoa como exemplos podemos citar “ a criança esperança” , “ o teletom”.

Sendo assim o estado transfere para o cidadão uma responsabilidade que não é dele, passando o nós á prestamos uma “ assistência social”.

CONCLUSÃO

Ao avaliamos o filme “tempos modernos “ observamos que ocorrem mudanças significativas nas leis trabalhistas, mas nenhuma país capitalista em outros tempos dita as regras e o proletariado vende sua força de trabalho por um mísero salário que não supre sua necessidades básicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com