TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de charles chaplin e sinopse do filme tempos modernos

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

BIOGRAFIA

Sir Charles Spencer Chaplin, (16 de Abril de 1889 - 25 de Dezembro de 1977) foi um ator, humorista, compositor e cineasta inglês, famoso por produzir e atuar em diversos clássicos do cinema mudo. Chaplin ficou famoso mundialmente com o personagem "Carlito" e é considerado uma das pessoas mais influentes na historia do cinema.

Teve uma infância conturbada em Londres, seus pais eram artistas na época e acabaram se separando quando Chaplin ainda era uma criança, morando com sua mãe e seu meio irmão. Quando tinha apenas 14 anos sua mãe foi internada em um hospital psiquiátrico devido a diversos casos de depressão.

Chaplin começou sua carreira como artista ainda jovem, com apenas cinco anos, em 1894, subiu aos palcos e cantou a canção "Jack Jones", após isso começou a trabalhar como ator e humorista em teatros. Com dezenove anos foi contratado pela trupe de Fred Karno, que o levou a América. Após isso Chaplin começou a participar na indústria cinematográfica, nos estúdios Keystone Film Company, onde criou em 1915 "the Tramp" (Carlito) seu mais famoso personagem. Em 1918, Chaplin era uma das figuras mais conhecidas do mundo. Produziu vários filmes que se tornaram clássicos do cinema mudo, entre eles "O Garoto" em 1921, que conta a história de um bebê que acaba ficando aos cuidados de um vagabundo, "Em Busca do Ouro" em 1925, que se passa no Alasca em plena corrida do ouro, "Luzes da Cidade" em 1931, que conta a história do vagabundo que se finge de milionário para impressionar uma florista cega, por qual se apaixonou, sendo esse um filme mudo produzido na época do cinema falado, "Tempos Modernos" em 1936, que satiriza a mecanização da modernidade e "O Grande Ditador" em 1940, em que toma partido contra as perseguições raciais na Europa.

Com 54 anos, conheceu a filha do teatrólogo irlandês Eugene O'Neill, Oona, de 18 anos, que veio a tornar-se sua quarta mulher, com quem teve seis filhos e viveu até o fim da vida.

Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur) e pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa).

Acusado de comunismo foi perseguido pelo Macarthismo e mudou-se, em 1952, para Corsier-sur-Vevey, na Suíça, aonde veio a falecer no dia 25 de dezembro de 1977.


SINOPSE

No inicio da era industrial, Chaplin encarna o seu mais famoso personagem, “Carlito” (o vagabundo, ou the trump) como um operário de linha de montagem, que apresenta alguns tiques devido aos movimentos repetitivos dentro da sua função.

Mostrando o ritmo frenético de trabalho nas fabricas, onde os patrões visavam unicamente o lucro das empresas, vendo pausas dos operários para necessidades básicas, como alimentação, uma perda de tempo e dinheiro. E é por esse pensamento que seu patrão decide testar uma “maquina revolucionaria” que iria alimentar os funcionários automaticamente, fazendo com que estes nunca parem de produzir, garantindo assim um “maior lucro” para a fabrica, o escolhido para testar este novo invento foi Carlito, mostrando que a maquina não funcionava como o previsto, sendo seu uso perigoso para os trabalhadores.

Após a falha da maquina, o patrão decide aumentar a velocidade da linha de produção, para que pudesse compensar os atrasos do dia, nisso Carlito sofre um colapso nervoso e acaba gerando diversos acidentes pela empresa, sendo levado ao hospital para tratamento e perdendo seu emprego.

Após seu tratamento ele volta às ruas, porem ao deixar o hospital encontra a fabrica já fechada, e acaba sendo detido por policiais por ser confundido como o líder de uma greve que ocorria próximo à fábrica.

Após cumprir pena, ele volta novamente às ruas, onde encontra uma jovem sem teto (Paullete) que estava roubando pão e decide se entregar no lugar da jovem, pois, para ele, a prisão é o melhor lugar para se viver, mesmo confessando que fora ele quem roubou o pão, Paullete também é detida pelos policiais, fazendo com que os dois fugissem.

Surge então uma grande amizade entre Carlito e Paullete, a jovem até consegue um emprego para Carlito, porem as coisas não dão certo e eles acabam seguindo pela estrada, desempregados porem felizes, mostrando que amizade e generosidade não estão ligadas ao dinheiro e sim ao quão bem você pode fazer a outra pessoa sem esperar nada em troca.


OPINIÃO SOBRE O FILME

O filme é um protesto humorado ao inicio da era industrial, onde o homem era visto apenas como uma extensão do maquinário, podendo ser facilmente substituível, sendo desvalorizado como ser humano e profissional, tendo que trabalhar até seu esgotamento físico e mental. Mostra a pobreza da época durante a Grande Depressão, a alienação, a dificuldade de conseguir um emprego, a insatisfação devido a grande carga horária, baixa remuneração, o pouco tempo de intervalo que os trabalhadores possuíam e as greves. Como mostrado no filme, greves eram frequentes devido a estes fatores, porem, sempre havia represália por parte das autoridades, toda ação era perseguida e os lideres presos.

Vemos também um lado sentimental, quando vemos o romance do personagem de Charles Chaplin com Paulette Goddard que interpretou a jovem órfã e pobre.

Mesmo “Tempos Modernos” sendo do ano de 1936, muita coisa não mudou, podendo dizer que o titulo se mostra cada vez mais atual, com todo o processo da reforma previdenciária, estamos retrocedendo em mais de 70 anos de direitos trabalhistas, voltando à situação de “complemento de maquinário”, podendo ser substituídos a qualquer momento.

E com todo humor encontrado no filme, Chaplin nos faz rir e refletir ao mesmo tempo, mostrando que não importa a situação devemos nos manter positivos ao enfrentar as dificuldades do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com