TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA FILME: TRABALHOS ELITE

Abstract: ANÁLISE DA FILME: TRABALHOS ELITE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Abstract  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE

O significado implícito em cultura remete a comportamentos e conhecimentos cumulativos, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação. O mais apropriado seria dizer que os animais, excluindo o homem, possuem algo análogo, mas não homólogo à cultura e que, portanto, deveria ser chamado de tradição. E isso é uma questão de opinião individual. Segundo pesquisadores dedicados ao estudo do comportamento animal “são padrões comportamentais estáveis, transmitidos no interior do grupo, que não surgiram por influência humana e não são determinados por fatores ambientais ou genéticos”. Como exemplo de cultura animal foi estudados o comportamento de aves, que apresentam uma espécie de dialeto de acordo com o local onde nascem, e a vocalização de baleias orcas ,as quais apresentam mudanças na comunicação ao longo do tempo.

As definições clássicas dos antropólogos definem cultura como um fazer tipicamente humano que diferencia a cultura humana dos não humanos decorre da particularidade de nossa cognição: “somos capazes de simular os estados mentais de outros indivíduos (o que eles desejam o que eles sabem, ou não) o que se denomina “Teoria da mente” (algo que parece ser incipiente em outras espécies)”. . Essa vantagem, exclusivamente humana, serviria, por exemplo, para que um aprendiz saiba que seu mestre sabe o que ele não sabe (e que o mestre perceba o que o aprendiz não sabe) – e que ambos possam saber que estão prestando atenção na mesma coisa (“atenção conjunta"). “Isso permite que nossa transmissão cultural seja muito mais eficiente”.

No filme tropa de elite vimos algumas manifestações culturais como o baile fank, que é uma forma expressiva de cultura, musica, como letra, musica ritmo e gestual, forma de dançar.O fank que é uma dança típica das periferias desde os anos 70 e seu maior publico são os jovens que vão em busca de uma diversão. Outra manifestação observada no filme foi a visita do papa, e cada país que o recebe tem uma cultura religiosa, e as pessoas querem chegar a ele sem medir esforços. Podemos citar outra delas nos protestos contra a policia, manifestos é uma forma de cultura. E em meio a estas manifestações existe a ONG, onde são executados projetos junto a comunidade. A cultura do enterro e de acordo com sua religião ou crença, exemplo quando uma pessoa de estado maior é sepultada é feito com honra e méritos. Protestos feitos por pessoas para reivindicação de seus diretos de cidadão que levam a população para as ruas em busca de reconhecimentos.

ALGUNS CONFLITOS SOCIAIS

Corrupção- Este conflito é um dos mais existentes na sociedade em que vivemos em todas as coisas há formas de ser praticado isso porque na verdade as pessoas tem a mente voltada para a corrupção, por proveito próprio ou por adquirir algum beneficio. No filme vimos como ela é praticada, um ficando na mão do outro, e virando assim uma cadeia desembestada, inclusive o próprio sistema, focando bem a segurança nacional, a policia. Mas acreditamos que há exceções, policiais honestos e dignos que honram a sua farda e conhece os direitos do cidadão assim trabalhando com respeito e confiança. O interessante é que vimos um outro tipo de corrupção , na ONG as pessoas que estão na frente do trabalho junto a comunidade, elas mesmas se corrompem entre si, usando drogas, favorecendo o tráfico e o uso de entorpecentes.

Totalmente contraditório, a presença deles lá é para executarem projetos que distanciam as crianças e os jovens da marginalidade.

Tráfico de drogas- Tem crescido drasticamente no pais. Invadindo todas as classes sociais sem se importar com valores, crenças e etnias. Causando a destruição da sociedade em geral, deixando transtornos, físicos, psicológicos, psíquico e de relacionamentos. O trafico tem se tornado uma geração de renda nas periferias das grandes Metrópoles. Chamando assim a atenção dos jovens levando-os a uma vida de criminalidade. E esta situação tem se tornado um grande conflito social.

Com analise dos conflitos acima citados, a psicologia pode auxiliar em situações de conflito. Ela é usualmente definida como ciência do comportamento humano Um dos maiores propósitos da ciência é o estabelecimento de leis gerais por meio da observação sistemática. enquanto houver interesse em psicologia social como uma ciência básica ou como uma ciência aplicada, princípios científicos serão necessários.

sendo assim a psicologia tem como analisar comportamentos dos individuos envolvidos no conflito, observando gestos, expressão verbal, promovendo assim a compreensão e o momento inicial desse conflito, sendo um gerador de paz entre as partes.

o diálogo é o objeto principal dessa tomada de iniciativas do psicólogo social.

e essa análise psicológica ajudara no combate a violência, com orientações, evitando transtornos psicológicos mais graves.

A psicologia pode ser trabalhada em grupos. Ao assistir o filme podemos analisar que o Bope pode ser definido como grupo, pois o indivíduo tem raciocínio e opiniões diferentes, mas tendo que respeitar algumas normas focando um objetivo. Exemplo, no filme vemos a visita do papa ao país, uns querem fazer a segurança dele, outros não, mas a regra terá que ser cumprida. O grupo do Bope é caracterizado como funcional, porque há pratica do ato de ação exigindo respeito, ordem e cumprimento dos deveres. Trata-se de agrupamento de pessoas com base em suas habilidades e conhecimentos. A relação de poder apresentada no filme encontra-se na cena onde o capitão nascimento exerce um autoritarismo encima dos aspirantes onde é visto uma atitude de opressão e humilhação.

O Bope não só pode resolver estes conflitos como foi por este objetivo que ele foi criado, acabar com a corrupção dentro do grupo de policiais convencionais bem como nas comunidades em geral.

Uma das ações que O Bope poderia executar seria a criação de uma equipe multidisciplinar para atuar nas escolas, igrejas, ongs conscientizando crianças sobre valores, corrupção, drogas, violência e suas consequências. Os policiais na maioria das vezes são vistos pelas crianças como super-heróis então observamos uma carência em contato do menor com este profissional, a partir de um contato bem próximo com objetivo de conscientizar, explanar o trabalho a satisfação e o prazer em ser cidadão respeitando os direitos e deveres.

ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE

O significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com