TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Por:   •  9/4/2014  •  5.753 Palavras (24 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 24

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

O presente trabalho tem como tema de pesquisa "A Filosofia Aplicada ao Serviço Social". Que a princípio é entendida como um enigma, porém é destacada como a forma de quebrar barreiras para o indivíduo através de seus esforços, procurando significados cada vez mais abrangentes, que direcionem respostas ainda que provisórias, com o intuito de direcionar e compreender a vida humana. Relacionando e assemelhando as práticas dos assistentes sociais que se faz necessário a incorporação da ação investigativa como o instrumento para o exercício profissional.

O que é ser humano? O que é o mundo e a realidade em que vivemos? O que é ser cidadão? São perguntas que aparentemente todos sabem a resposta, mas ao sentar para discutir, pegar papel e caneta para responder, surgem as caras de interrogação à medida que estamos cientes que cada ser humano tem uma personalidade, particularidades, gostos e opiniões diferentes, porém chegamos a algumas conclusões interessantes diante disso, apesar das divergentes opiniões a respeito desses assuntos, realmente discutir em grupo não é fácil.

Durante os estudos surgiram diversos pontos de divergências de opiniões, dentre os quais destacamos a questão (I) foi a que mais gerou polêmica diante da interrogação se o bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de vida cidadã, gerou um debate legal; para alguns o fato do indivíduo ter boas condições de vida em geral faz dele uma pessoa mais propícia a fazer o bem e ser alguém melhor, os faz pensar ainda que este individuo ajudará a sociedade ou seja o próximo, para os demais isso não interfere em nada pois a maioria das pessoas com ótimas condições financeiras pensam em si próprios diante de seus egoísmos discriminatórios, obviamente que há casos e casos. Mas enfim foi uma ótima experiência, “pensar em grupo aparentemente é mais fácil, porém diante de tantas divergências descobrimos que nem sempre isso é real”. Apesar de serem perguntas aparentemente fáceis, não se acha as respostas em sites de internet. Cada integrante tem sua história de vida e maneira de pensar o que gerou conflitos, mas que no final elaboramos algumas respostas conjuntas buscando clareza e objetividade para cada pergunta apesar das dificuldades.

Segundo Newton o mundo é como o vemos, e existe independentemente da nossa própria existência. Realmente o mundo é como cada um o vê, alguns conseguem apenas o lado bom como: Dinheiro, comida, diversão e etc. Já na realidade temos como definição tudo o que existe de fato, como por exemplo, a realidade do mundo em que vivemos é enquanto alguns têm pra jogar fora, outros não têm exatamente nada.

“O mundo é a minha representação – Esta proposição é uma verdade para todo o ser vivo e pensante, embora só no homem chegue a transformar-se em conhecimento abstrato e refletido. A partir do momento em que é capaz de o levar a este estado, pode dizer-se que nasceu nele o espírito filosófico. Possui então a inteira certeza de não conhecer nem um sol, nem uma terra, mas apenas olhos que veem este sol, mãos que tocam esta terra; numa palavra, ele sabe que o mundo que o cerca existe apenas como representação, na sua relação com um ser que percebe, que é o próprio homem” (Schopenhauer)

B- O que é ser Humano? Um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero... É um dos seres vivos do planeta com a capacidade de pensar dotados de inteligência... É ver o próximo como a si mesmo, ajudar embora no mundo em que vivemos a realidade tem sido outra, o ser humano tem pensado somente em si conforme aquele ditado “Cada um por si, Deus por todos”. C- O que é viver em sociedade? Simplesmente viver em grupo... Mas vamos primeiro definir sociedade. A relação entre pessoas, entre grupos sociais e as próprias pessoas e grupos formam uma sociedade. Nós os seres humanos não conseguimos viver sozinhos temos a necessidade de viver em grupo na família, na escola, no bairro em que moramos temos a necessidade de ter alguém ao nosso lado para ajudar. D- Qual a grande finalidade da vida social? Acredito que atualmente está cada vez mais comum o ser humano se isolar e logo entrar em depressão... A vida social ajuda a pessoa a ter objetivos e nunca se sentir totalmente sozinho. Por exemplo, quem tem vida social ativa, sai mais de casa, convive com outras pessoas e algumas vezes lutam por algo em comum, isso torna a vida da pessoa e seu dia a dia cheio e competitivo, sua cabeça nunca está vazia e faz com que a pessoa sinta-se participante do mundo. E- O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos? Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com