TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Monografias: Filosofia E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 10

O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS?

A função do Advogado é promover justiça através dos conhecimentos adquiridos e capacidade, além de buscar na Lei a defesa para o interesse dos seus clientes.

Como representante e operador do Direito, suas ações e comportamento tem que ser ético , assim o seu objetivo tem que ser sempre a defesa dos seus clientes sem haver distinção das pessoas o principal objetivo do Advogado é promover a justiça de forma igualitária.

Vivemos em um mundo altamente competitivo as pessoas não medem esforço para obter êxitos, consegui sucesso, a própria necessidade das pessoas exige isso, êxitos financeiros e para isso as pessoas não medem esforço para alcançar tal sucesso, é nessa busca desenfreada para o sucesso que os valores éticos, morais são deixados de lado, burlando assim o código de ética da classe onde no art. 2º parágrafo único:

Parágrafo único. São deveres do advogado:

I - preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade;

II - atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé;

III - velar por sua reputação pessoal e profissional;

(...) VIII - abster-se de:

a) utilizar de influência indevida, em seu benefício ou do cliente;

b) patrocinar interesses ligados a outras atividades estranhas à advocacia, em que também atue;

c) vincular o seu nome a empreendimentos de cunho manifestamente duvidoso;

d) emprestar concurso aos que atentem contra a ética, a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana; (...)

O ADVOGADO COMETE FALTA DE ÉTICA AO DAR TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS CLIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIAIS?

Sim, de acordo com o código de ética relacionado acima fere o inciso (´´d``)

O que se observa é que, o retorno financeiro é o que realmente importa para que alguns dos operadores do Direito exerçam suas funções de maneira satisfatória, é só observar no nosso dia-a-dia as pessoas comentarem: ´´ se fosse rico, já teria sido solto da prisão ´´ na verdade não se trata apenas de uma frase clichê mas de uma realidade, infelizmente o retorno financeiro ao meu ver é que faz as coisas funcionarem.

A ética é agir de acordo com os valores morais, os bons costumes, respeito ao semelhante. Fica claro que quem age deixando de lado esses valores comete discriminação, não somente na área do Direito, mas em qualquer área.

Cabe, portanto ao operador do direito ser justo honesto e imparcial, é inquestionável, se o profissional do Direito que tem conhecimento da Lei para garantir o direito dos que lhe procura agir de forma contrária.

Assim, a meu ver, comete falta grave quem age contrário aos princípios no exercício de suas ações cabendo até mesmo denúncia junto ao conselho de ética da OAB, assim o Advogado deve ser punido, para que se conscientize dos seus atos, afinal ´´ Todos são iguais perante a Lei``

QUAIS PRINCIPIOS ETICOS FORAM VIOLADOS?

Um profissional do Direito não deve estar interessado somente no seu bem-estar pessoal e econômico, não devendo também se envolver em situações que implicarão sua carreira profissional alem do seu caráter. Este tipo de comportamento é incorreto e inadequado para um profissional desta área, pois sua conduta no meio social em que vive é profundamente analisada e considerada como exemplar.

Numa situação como esta, é ainda mais questionável, pois se todos os desembargadores teriam o mesmo direito de ser beneficiado com o valor determinado e antecipado não haveria motivos para violar os princípios de ética e causar tamanho problema e escândalos entre Juristas e população, gerando dúvidas e desconfiança e mau exemplo entre equipes de profissionais e a sociedade.

Mediante o caso ocorrido, podemos dizer que vários princípios de Ética foram violados como:

• Dignidade Profissional e Decoro – que diz respeito ao desempenho da profissão e seus membros, o dever de fidelidade. Um profissional do direito é objeto de atenção publica, devendo evitar envolvimentos em situações comprometedoras tanto na sua dignidade quanto profissional, analisando seus atos, posturas e atitudes. Em um acontecimento como este, poderá haver escândalos, críticas e acusações.

• Correção Profissional – esse princípio foi violado devido nele conter, respeito e prática de comportamento igualitário com todos aqueles envolvidos na profissão. Não deve se beneficiar de cargos e função nem se vangloriar sobre isso, como tem acontecido em que somente alguns foram beneficiados com pagamentos diferenciados e antecipados, e os envolvidos possuem cargos elevados.

Deve haver honestidade, transparência não só com os clientes, mas com os demais profissionais na mesma área.

• Principio de Coleguismo – Além de ter o dever de prestar assistência ao próximo quando necessário, tem que ter o objetivo do bem setorial, caracterizado pela fidelidade, lealdade, respeito, cortesia, disciplina ética, colaboração, confiança recíproca, onde muitos destes tópicos foram desconsiderados nesta situação a começar pelo respeito e confiança.

Simplesmente estes pertencendo ao mesmo grupo e setor profissional, em nenhum momento respeitaram o próximo, pensando somente em si próprio e nos seus interesses pessoais. Podemos dizer que houve formação de um grupo onde todos estavam focados em serem beneficiados diferenciados suprindo assim suas necessidades e seus ideais particulares não se importando com o colega e sim o desrespeitando.

• Princípio de Confiança – Os profissionais do direito alem de serem pessoas de total confiança para seus clientes, tem que ser confiáveis para os colegas do setor. Pois o que se espera de Juízes, Promotores e demais integrantes da carreira jurídica é a confiança, pessoa merecida de respeito e créditos, pois integram um poder estrutural estatal diferenciado e então sua conduta e atos deverão ser diferenciados também. Tais falhas cometidas por esses profissionais são ainda mais divulgadas pela mídia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com