TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1-Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou

Os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende

ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e

do senso comum?

Resposta:

No século V a. C., os gregos, vitoriosos em suas guerras reconquistadores da Ásia Menor, assistem, sob a direção de Péricles, à consolidação de seu poderio que se traduz de forma majestosa na estruturação da Democracia ateniense, com maior estratificação de participação popular, a expansão das fronteiras gregas, acúmulo de riquezas, intensificação do comércio e abertura para o contato com outras civilizações. São estas condições que vão fazer surgir novas classes sociais e; na prática, novos interesses na centralidade do discurso filosófico. Logo, a filosofia, impregnada de misticismo e explicações metafísicas a partir dos fenômenos naturais, dará lugar a acontecimentos científicos mais pragmáticos. Neste contexto, foi pelo estudo da virtude e das artes políticas que "a filosofia começou a tratar das relações do individual com o universal", buscando responder a indagações acerca da formação do homem no grupo social, o que estabeleceu o pensamento filosófico de Sócrates e o nascimento da filosofia. A Filosofia, então, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.

2- Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum.

Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a

diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

Resposta:

o senso comum é o tipo de conhecimento transmitido de geração a geração, relacionado ao meio social, não é amplo e nem abrangente em experiências cotidianas absorvendo costumes, tradições, religiões e éticas. a filosofia tem como predicado a busca pelo conhecimento, pela razão, o porque de tudo, a evolução racional da forma de pensar, diferente de senso comum que não precisa de explicações cientificas e de comprovações exatas.

3- Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência

moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a

objetividade?

Resposta:

A raiz da ciência é incorporada na filosofia, ou seja, o primeiro conhecimento objetivo, neutro e universa da realidade teve como base os ideais filosóficos como a razão, é do mesmo valor, os dois conceitos. Somente nos moldes contemporâneos é que foi estabelecida uma distinção entre a filosofia e ciência.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »