TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia 1

Trabalho Universitário: Fisiologia 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

1) Dê exemplos de mecanismos de feedbacks positivos e negativos.

R: Feedbacks negativos: Ex; Manutenção da temperatura corporal; Quando a pressão arterial eleva-se além da normalidade, o organismo inicia a ativação de mecanismos que atuam em diferentes locais do corpo com o objetivo de diminuir a pressão, assim, faz um feedback negativo. Todavia, se a pressão arterial diminui além dos limites aceitáveis, então outros mecanismos são acionados para produzir a elevação da pressão; isso também é feedback negativo.

Feedbacks positivos: Um exemplo deste tipo de mecanismo é quando uma ferida (estímulo) causa a acumulação de plaquetas sanguíneas (resposta), que causam a coagulação do sangue estancando uma hemorragia nos vasos sanguíneos;

As contrações uterinas iniciam-se sutilmente para produzir a expulsão do concepto e tendem a aumentar. Logo, é a resposta somada dos estímulos de contração da musculatura uterina que tornam as contrações cada vez mais potentes e permitem a expulsão do concepto via baixa (parto normal).

2) Diferencie transporte ativo e passivo e cite exemplos.

R: Transporte ativo: ocorre com gasto de energia (ATP):

Transporte passivo: ocorre sem gasto de energia (ATP):

3) Explique o processo de osmose.

R: Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).

4) O que diferencia os processos de difusão simples do processo de difusão facilitada?

R: Na difusão simples o transporte do soluto do meio hipertônico (de maior concentração) para o meio hipotônico (de menor concentração), através de uma membrana. Na difusão facilitada o transporte realiza-se da mesma maneira porem esse processo conta com a intervenção de proteínas transportadoras da membrana (as permeases), sem gasto de energia metabólica.

5) Quais são as principais funções desempenhadas pelo cerebelo, medula espinhal e hipotálamo?

R: Cerebelo: Responsável pelo equilíbrio do corpo, tônus e vigor muscular; Orientação espacial e coordenação dos movimentos

Medula espinhal: Recebe as informações de diversas partes do corpo e as enviam para o encéfalo e vice-versa; Responsável pelos atos reflexos (reflexo medular).

Hipotálamo: Regulador da homeostase corporal; Temperatura; Apetite; Balanço hídrico; Controle da hipófise e outras glândulas.

6) As fibras do sistema nervoso autônomo são aferentes ou eferentes? E as fibras do sistema nervoso sensorial?

R: O sistema nervoso autônomo é constituído por nervos motores (eferentes) que conduzem impulsos do sistema nervoso central à musculatura lisa de órgãos viscerais, músculos cardíacos e glândulas.

Sistema nervoso sensorial: O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação.

7) Qual é o sentido de propagação do impulso nervoso nos neurônios sensoriais? E nos motores?

R: Neurônios sensoriais: transportam sinais das extremidades do corpo (periferias) para o Sistema Nervoso Central;

Neurônios motores: transportam sinais do Sistema Nervoso Central para as extremidades do corpo;

8) Quais são as partes básicas de um neurônio? Cite a principal função de cada uma.

R: O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio.

Os dendritos são uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular. É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos.

O axônio é um processo tubular longo, com mais de um metro em grandes mamíferos, e transmite um impulso elétrico (potencial de ação) do corpo celular até as terminações do axônio (terminais pré-sinápticos).

Os terminais pré-sinápticos são o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular. Este local é denominado sinapse e o espaço entre os terminais pré-sinápticos e a célula subjacente (pós-sináptica), denominado fenda sináptica.

Os axônios da maioria dos neurônios, tanto no sistema nervoso central quanto no periférico, são envoltos por uma camada lipídica isolante chamada bainha de mielina, formada por células de Schwann, que são células da glia especializadas que se enrolam no axônio. Essa bainha é interrompida em intervalos regulares pelos nodos de Ranvier. Estas estruturas conferem uma maior velocidade de condução de impulsos nervosos, pode-se dizer que os impulsos saltam de um nodo de Ranvier a outro.

9) O que é potencial de repouso? E potencial de ação?

R: Potencial de repouso: É a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos

Potencial de ação: É uma alteração rápida no potencial de membrana seguida por um retorno ao potencial de repouso da membrana. É o mecanismo básico para a transmissão de sinais das células nervosas.

10) Explique os mecanismos (etapas) envolvidos , para um espaço, a fenda sináptica, adjacente à células seguinte ,o impulso é transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado. No final da transmissão os neurotransmissores são eliminados da fenda sináptica estando a sinapse novamente disponível para outro impulso.

11) O que são células da glia? Quais são suas principais funções?

R: As células da glia, geralmente chamadas neuróglia, nevróglia ou simplesmente glia, são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurónios.

Os astrócitos dão suporte mecânico e fornecem alimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com