TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Artigo: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  1.886 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que são reflexos medulares e quais as suas principais características?

São elementos da motricidade de baixa complexidade, necessitando apenas de uma eferente sensorial e um eferente motor. Desta forma, um estímulo específico acarreta em resposta motora, estereotipada e inata.

2. Qual o papel do fuso neuromuscular e como se dá a co-ativação alfa gama?

O papel do fuso é monitorar a variação de comprimento muscular. Toda vez que o músculo é esticado o fuso é estirado e o sistema nervoso é informado da alteração no comprimento. Quando o músculo é contraído e encurtado, no entanto, é a existência da coativação alfa gama que garante a manutenção do sinal proveniente do fuso, uma vez que a ativação dos motoneuronios alfa aumenta a ativação dos motoneuronios gama, estirando o centro do fuso mesmo quando o músculo está sendo encurtado.

3. Como se dá o reflexo miotático reverso mediado pelo órgão neurotendíneo de golgi?

Ocorre via ONTG e através da ação de um interneurônio inibitória que irá reduzir a ação do próprio músculo quando em situações de elevação muito alta da sua tensão, como um mecanismo de defesa.

4. Como se dá o reflexo de extensão cruzada? Ele ocorre apenas nos membros inferiores?

Há estimulação de flexão em um dos membros e extensão no membro contralateral (observar o detalhe da presença de interneurônios mediando este fenômeno). Não ocorre apenas nos membros inferiores.

5. Qual o papel do córtex motor primário no movimento voluntário?

O papel é dar início do movimento voluntário. (descrever os detalhes da via corticoespinhal)

6. É possível haver ativação de áreas corticais motoras apenas observando alguém executar um movimento? Explique.

Sim, basta lembrar da teoria dos neurônios espelho que eu citei na aula.

7. De que forma a organização topográfica medular descendente é representada na matéria cinzenta medular?

A organização da medula descendente obedece ao arranjo topográfico próximo ao do sistema sensorial, ou seja, segmentado. Os corpos celulares estão localizados primordialmente no corno anterior da medula e inervam tecidos musculares de acordo com os níveis de segmentação da medula.

8. Qual o papel do sistema vestibular e quais as suas principais conexões com as outras áreas do sistema motor?

O sistema vestibular tem o papel de informar ao sistema nervoso sobre acelerações de cabeça e posicionamento do corpo frente à gravidade. Possui conexões importantes com centros medulares de movimentação automática, tronco encefálico e, principalmente, como cerebelo. (procurar detalhes no texto adicional que eu passei).

9. Quais as principais funções do cerebelo? É possível associar a organização morfológica do cerebelo com diferentes efeitos sobre a motricidade?

São várias, há um slide apenas sobre isso. A principal função é de monitorar a execução do ato motor comparando, em tempo real, a performance com o plano inicial de movimento. Ainda, uma das funções que eu mais gosto é a de amortecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com