TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido para os temas

1. Explique dois fatores que determinam a eletronegatividade intracelular.

Considerando-se a diferença de potencial entre o meio intracelular e o extracelular, tem-se que o intracelular é mais eletronegativo. Isso se deve por alguns fatores, um deles é a presença de radicais fosfato nesse compartimento intracelular, esses radicais compõem o DNA, RNA e as proteínas. Outro fator, é a retirada de cargas positivas (Na+) de dentro da célula, por meio da Bomba de sódio-potássio (NaKATPase).

2. Mencione dois motivos que explicam o porquê da seletividade dos canais iônicos de Cl-, Na+ e K+.

Um dos motivos da seletividade é devido ao diâmetro do canal, permitindo ou não a passagem dos íons Na+, K+ e Cl-. E o outro fator, é a natureza das cargas elétricas nas superfícies internas do canal.

3. O que significa fluxo efetivo igual a zero?

Assim como as reações bioquímicas do nosso organismo, o fluxo de cargas e moléculas através da membrana plasmática obedece a lei do equilíbrio dinâmico, isso quer dizer que ao mesmo tempo que há partículas entrando na célula, também há partículas saindo. Quantitativamente, a diferença entre esses fluxos, estabelece o que se chama de fluxo efetivo, e quando o fluxo de entrada é igual ao de saída, tem-se o fluxo efetivo igual a zero.

4. A amplitude de um potencial de ação pode variar de acordo com a intensidade do estímulo? Justifique sua resposta.

Não, células excitáveis obedecem à lei do “tudo ou nada”. A deflagração de um potencial de ação depende de um limiar de excitação, se o estímulo for menor do que o limiar, não desencadeará o potencial de ação, caso o estímulo for maior do que o limiar, um potencial será deflagrado com uma determinada amplitude, independente da intensidade do estímulo, basta que ele seja maior do que o limiar.

5. Por que ao final de um potencial de ação há sempre um período de hiperpolarização celular?

Porque há uma saída em massa dos íons potássio no período de repolarização, ao passo que os canais de sódio estão fechados. Essa saída dos íons potássio não consegue ser compensada, inicialmente, pela bomba de sódio-potássio, pelo fato da atividade da bomba ser menor do que os canais abertos de potássio. Quando o gradiente eletroquímico reencontra um certo equilíbrio, a bomba consegue, então reestabelecer o potencial de repouso. Esse tempo entre o fim da repolarização e reestabelecimento do potencial de repouso, corresponde, graficamente, ao período de hiperpolarização, pois o potencial decai um pouco mais do que o potencial de repouso.

6. Pode haver potencial de ação em uma célula em período refratário? Explique.

No período refratário absoluto, um novo potencial de ação não poderá ser deflagrado, independente da intensidade do estímulo, isso porque os canais de sódio estão inativados após a passagem do impulso nervoso. No período refratário relativo, pode haver um novo potencial de ação, a depender da intensidade do estímulo, uma vez que uma certa quantidade de canais de sódios já estão aptos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com