TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  3.721 Visualizações

Página 1 de 3

a) Quais as alterações detectadas no experimento? Existe alguma relação funcional entre os parâmetros estudados? Explique:

Detectamos que todas as atividades desenvolvidas alteram os sinais vitais de um indivíduo, porém algumas mais que outras, por exemplo, na nossa equipe a atividade aeróbica foi a que mais alterou esses sinais, isso devido aos fatores externos, ou seja, em uma aula de jump, por exemplo, temos que ter todo um conjunto para que a aula seja mais dinâmica com a música alta e um professor ativo estimulando a atividade isso ajuda nessas alterações. A relação funcional existente é que com a elevação da freqüência cardíaca, resultado de um maior esforço físico como o da atividade aeróbica, o débito cardíaco aumenta, junto com o volume sistólico, provocando o estresse físico para que o meio interno fique estável e em equilíbrio.

b) Qual a finalidade das alterações provocadas pelas manobras experimentais?

Verificar o funcionamento da Homeostasia feita pelo organismo, ou seja, função de adaptar o seu ambiente interno para manter uma condição estável, regular o fluxo sanguíneo dos músculos esqueléticos e do fluxo sanguíneo coronário. Por exemplo, durante o exercício pesado, os músculos requerem um fluxo de sangue grandemente aumentado, esse aumento adicional resulta na elevação simultânea da pressão arterial durante o exercício. A regulação de ambos os fluxos é feita, sobretudo pelo controle local da resistência vascular pelas necessidades metabólicas dos tecidos.

c) Quais os mecanismos (fatores) que podem alterar a adaptação corporal?

Vários fatores podem alterar esta adaptação corporal, seja ele, uma alteração metabólica, fisiológica ou pela ação medicamentosa.

Na metabólica temos: o déficit de Oxigênio. Normalmente o corpo armazena cerca de 2 litros de O², que podem ser usados para o metabolismo aeróbico. No exercício intenso quase todo esse oxigênio armazenado é utilizado em cerca de 1 minuto para o metabolismo aeróbico. Após o término do exercício, esse O² armazenado tem que ser reposto respirando-se uma quantidade extra de O² superior as necessidades normais, mesmo depois de o exercício terminar, o consumo de O² ainda fica acima do normal, permanecendo inicialmente muito alto enquanto o corpo esta se reconstituindo e também repondo a parcela do déficit de O² que corresponde ao O² armazenado.

Na fisiológica temos: Cardiopatias. Em virtude da limitação crítica que o sistema cardiovascular impõe ao desempenho máximo nos esportes, pode-se ver que qualquer tipo de cardiopatia que reduza o débito cardíaco irá reduzir o que corresponde a potencia muscular total que se pode ser obtida. Portanto o indivíduo que tenha algum tipo de Insuficiência Cardíaca, freqüentemente terá dificuldade na prática de exercícios.

Na ação medicamentosa temos exemplos de algumas drogas como a cafeína que em alguns casos pode aumentar o desempenho atlético, porém após algumas experiências essa ação não ficou completamente comprovada.

Esteróides anabolizantes utilizados para aumentar a força muscular podem, incontestavelmente, melhorar o desempenho atlético em certas circunstâncias. Infelizmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com