TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Casos: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 6

1) Explique o que é fisiologia e homeostasia

2) O que é ribossomo, reticulo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

3) O que é liquido intracelular e liquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

6) Explique o que é o “princípio do tudo ou nada”.

7) A organização do sistema nervoso pode ser classificada em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma dessas vias.

8) Que região é responsável pela manutenção do equilíbrio? Quais atividades são realizadas graças a essa região? Como isso ocorre?

9) Já foram descobertas mais de 40 substâncias neurotransmissoras. Quais são as mais conhecidas?

10) Por que a fadiga sináptica é importante?

RESPOSTAS:

1) Fisiologia é o estudo da natureza dos organismos, ela ensina a compreender as funções biológicas dos organismos, das células aos tecidos, dos tecidos aos órgãos e dos órgãos ao sistema geral.

Homeostase é o equilíbrio dinâmico do organismo que mantem a vida, ou seja, ela regula o ambiente interno para manter uma condição estável.

2) Ribossomos são estruturas granulosas que contem uma mistura de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas. A função dos ribossomos é responsável pela síntese de novas moléculas de proteína na célula;

Reticulo endoplasmático rugoso é a parte do reticulo endoplasmático que não contém ribossomos e sua função é responsável pela síntese proteica;

Reticulo endoplasmático liso é a parte do reticulo endoplasmático livre de ribossomos e sua função é a síntese de substâncias lipídicas;

Complexo de Golgi é formado por varias camadas de vesículas finas e achatadas e esta intimamente relacionado com o reticulo endoplasmático, os quais funcionam em associação. Sua função é o transporte de substâncias contidas no reticulo endoplasmático para o complexo de Golgi, onde serão processadas para formar os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos;

Lisossomos são organelas dispersas no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidrolíticas e sua função é a Lise (quebra) de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados (como bactérias);

Perixissomos são vesículas que contêm oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio com íons de hidrogênio. Este é uma substância altamente oxidante e sua função é de oxidar substâncias que poderiam ser tóxicas para a célula;

Mitocôndria é a organela onde ocorre a biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia, ela é composta por duas membranas: uma interna onde se formam cristas, em que se encontram as enzimas oxidativas, em sua área ela é preenchida por uma matriz que contém enzimas dissolvidas responsáveis por extrair a energia dos nutrientes, que serão utilizados na síntese do ATP. Essa molécula de ATP é transportada para fora da mitocôndria para ser utilizado como fonte de energia para as funções celulares.

3) O liquido intracelular são os líquidos que se encontra dentro das células e o liquido extracelular são os líquidos que estão fora das células e circula livremente entre elas. É através do fluido extracelular que as substâncias como íons e nutrientes, necessários para que a célula se mantenha viva, são transportadas.

4) A difusão simples representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio da sua própria energia cinética, sem gasto de energia, e sua força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras. Exemplos: agua, gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão facilitada é o tipo de transporte de membrana ainda passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína carreadora. A molécula acopla-se a essa proteína transportadora, que pertence a membrana, e desloca-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula. Sua força motriz também é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes: são a glicose e aminoácidos.

Osmose é o transporte da agua através de uma membrana semipermeável (sendo permeável a agua e impermeável ao soluto), devido à espessura pequena do poro da membrana. A agua passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. Esse processo também é considerado passivo, em que a força motriz é o gradiente de concentração da agua. As partículas existentes nos meios intra e extracelulares exercem uma pressão osmótica, na qual determina a osmolaridade da agua através da membrana celular. É essa pressão que interrompe por completo a osmose. A agua é um exemplo de transporte.

Transporte ativo é responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. No transporte ativo existe o gasto de energia e necessita de um transportador específico. São exemplos de transporte: íons cálcio, sódio, e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com