TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Fisiologia

Com base nos estudos das unidades 1, 2,3 e 4 do CRC de Fisiologia Humana Geral e aplicada, que trataram dos principais conceitos em fisiologia celular, fisiologia do sistema nervoso, fisiologia muscular e cardíaca, responda as questões a seguir.

1- Quais são as células que compõem o tecido nervoso e suas funções?

R= O tecido nervoso é composto basicamente por dois tipos celulares, os neurônios e as células glias.

Neurônios- É a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função de receber, processar e enviar informações.

Células glias- Compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento da atividade neural.

2- Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

R= Os neurônios se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica.

A bainha de mielina é uma espécie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância para a nossa saúde. Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso e sua destruição pode provocar doenças como, por exemplo, a ESCLEROSE MÚLTIPLA.

3- Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?

R= Os músculos se contraem quando a actina e a miosina deslizam ( Esse deslizamento não é um sobre o outro, é como se fosse um em direção ao outro), isso faz com que as fibras fiquem mais curtas.

A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo. Esse estimulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio(Necessário a contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.

4- Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

R= Membrana plasmática, citoplasma e reticulo endoplasmático liso.

Membrana plasmática- É a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procariotas como as eucariotas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

Citoplasma é o espaço da célula compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear nos eucariotos, essa região tem um fluido viscoso denominado de citosol, ou citoplasma fundamental.

Reticulo endoplasmático liso é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos a membrana. Participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios. Esse reticulo tem como uma de suas principais funções, a desintoxicação do organismo.

5- Explique as funções das valvas cardíacas durante o ciclo cardíaco e como é transmitido o impulso elétrico pelo coração?

R= Valvas cardíacas- Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração dos átrios. Estas válvulas são denominadas atrioventriculares, por promoverem a comunicação entre os átrios e ventrículos, porém no coração existem também as válvulas semilunares, presentes nas artérias aorta e pulmonar. A função das válvulas é impedir o refluxo sanguíneo durante a contração do coração.

No átrio direito chegam às veias cavas superiores e inferiores, e no esquerdo, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »