TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Dissertações: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 9

Questão 1:

1.Nodo SA. Normalmente, o potencial de ação do coração é iniciado no tecido especializado do nodo SA ,que serve como marca passo. Após o potencial de ação ser iniciado no nodo SA ,ocorre sequencia temporal muito específica para a condução dos potenciais de ação para o restante do coração.

2.Tratos internodais atriais e átrios. O potencial de ação se propaga a parti do nodo SA para os átrios direito e esquerdo, por meio dos tratos internodais atriais.Simultaneamente, o potencial de ação é conduzido para o nodo AV.

3.Nodo AV. A velocidade de condução pelo nodo AV é consideravelmente mais lenta do que nos outros tecidos cardíacos. A condução lenta pelo nodo AV assegura tempo suficiente para que os ventrículos se encham de sangue , antes de serem ativados e contraírem. Os aumentos da velocidade de condução no nodo AV podem levar a diminuição do enchimento ventricular e redução do volume sistólico e débito cardíaco.

4-Fascículo atrioventricular, ramos subendocárdicos e ventrículos. A partir no nodo AV, o potencial de ação entra no sistema de condução especializado dos ventrículos. O potencial de ação é primeiramente, conduzido para o fascículo atrioventricular por meio de feixe comum. Em seguida, ele invade os ramos direito e esquerdo do feixe, e, depois, os ramos menores dos ramos subendocárdicos. A condução pelo fascículo atrioventricular e ramos subendocárdicos é extremamente veloz e rapidamente distribui o potencial de ação para os ventrículos. O potencial de ação também se estende de uma célula muscular do ventrículo para a próxima, por vias de baixa resistência entre as células. A condução rápida do potencial de ação, ao longo dos ventrículos, é essencial e possibilita contração e ejeção eficientes do sangue.

Questão 2:

sistema Arterial: A aorta e Artérias são caracterizadas por paredes que são rijas e elásticas, possuem camadas grossas de músculo liso com grande quantidade de tecido elástico e fibroso.Tem como função distribuir o sangue do coração até os leitos capilares de todo o organismo.

Sistema Capilar: Os capilares são vasos onde ocorre a ação mais importante do sistema circulatório, as trocas de gases e nutrientes.Para facilitar a troca de material, as paredes capilares não possuem músculo, liso e elástico ou reforço de tecido fibroso, ao contrário, elas consistem em uma camada plana de endotélio, uma célula central sustentada por uma matriz acelular denominada membrana basal ou lamina basal, e geralmente tem junções vazantes entre as células.

Sistema Venoso: Veias são vasos sanguíneos que tem como função levar o sangue em direção ao coração. Tem como características paredes mais finas que as artérias ,com menos tecido elástico, expandem-se mais facilmente quando estão repletas de sangue.

Questão 3:

Determinadas células cardíacas não necessitam de estímulos externo para iniciar um potencial de ação. Essa propriedade é denominada automatismo.

O Marca-passo normal do coração é o nó sinoatrial.

O estímulo para a contração se espalhar pelos átrios, fazendo com que eles se contraiam. O impulso também se espalha para outras áreas do tecido nervoso especializado localizado na porção inferior do átrio direito, o nó atrioventricular (nó AV). O nó AV atrasa o impulso por aproximadamente 1/10 de segundos antes de propagar o impulso para os ventrículos, permitindo que os átrios contraiam antes dos ventrículos. Do nó AV, o impulso é espalhado rapidamente por todo o ventrículo, passando através do fascículo atrioventricular, e então para os ramos direito esquerdo do feixe, e, finalmente para os ramos subendocárdicos (fibras de purkinje). Essas fibras de tecido nervoso especializado espalham rapidamente o impulso pelos ventrículos, de modo que todo o tecido cardíaco esteja contraindo durante cada batida do coração, em um período curto de tempo e de uma maneira bastante sincronizada. Isso ajuda a garantir que o sangue seja bombeado pelos ventrículos de maneira muito eficiente.

Questão 4:

É o Tecido Especializado (Nó Atrioventricular) que conduz o impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos.

Questão 5:

o ciclo cardíaco é a ação bombeadora do que reflete nas mudanças de volume e pressão que ocorre em cada câmara cardíaca e nas grandes artérias na medida que o coração completa ada ciclo.As alterações no lado direito (ou território pulmonar) são similares, exceto quanto a pressão desenvolvida na sístole, cujo valor situa-se em torno de 1/5 da pressão sistólica desenvolvida pelo ventrículo esquerdo. A sístole atrial direita ocorre frações de segundos antes da esquerda e, por outro lado, a contração ventricular esquerda inicia-se antes da direita, embora a ejeção ventricular direita anteceda a ejeção ventricular esquerda. AS válvulas cardíacas desempenham um papel essencial no direcionamento do fluxo sanguíneo através das diferentes câmaras cardíacas e nos tratos de saída dos ventrículos. As válvulas átrio ventriculares estão pressas por anéis fibrosos na sua base e prendem-se aos músculos papilares por meio de cordoalhas tendíneas. A válvula que separa o átrio do ventrículo direito é composta de três cúspides ou folhetos, e denomina-se válvula tricúspide, enquanto aquela que separa o átrio do ventrículo esquerdo tem duas cúspides e é chamada válvula mitral. as válvulas átrio ventriculares abrem-se quando a pressão ventricular é menor que a atrial e fecha-se quando a pressão se invertem. Além das válvulas atrioventriculares, existem as semilunares, constituídas por três cúspides cada uma, inseridas no trato de saída da artéria pulmonar e da aorta. As válvulas semilunares abrem-se quando a pressão ventricular ultrapassa a pressão arterial (pulmonar ou aórtica) e fecha-se quando ocorre o inverso.

Questão 6:

A) Débito sistólico: volume de sangue que é ejetado por ciclo de cada ventrículo.

B) Volume diastólico final: volume de sangue que preenche cada ventrículo ao final da diástole.

C) Volume residual: volume de sangue que resta em cada ventrículo ao final da sístole.

D) Débito Cardíaco é definido como a quantidade de sangue ejetada por um ventrículo por unidade de tempo, e pode ser calculado multiplicando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com