TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Da Reprodução

Trabalho Escolar: Fisiologia Da Reprodução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  4.692 Palavras (19 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 19

V e t e r i n a r i a n D o c s

www.veterinariandocs.com.br

1

www.veterinariandocs.com.br

Fisiopatologia da Reprodução I Controle Neuroendócrino da Reprodução Os mecanismos da reprodução são diretamente influenciados por fatores ambientais em função da inter-relação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. Esses mecanismos são basicamente controlados pelo hipotálamo e hipófise, que atuam controlando a atividade de outras glândulas, constituindo o sistema hipotalâmico – hipofisiário – gonadal – “uterino”. *A leptina, a qual é produzida pelos adipócitos, esta diretamente ligada ao mecanismo de saciedade, determinando uma redução na atividade reprodutiva se o animal estiver em condições de balanço energético negativo ou excessivamente positivo (obesidade). A glândula pineal, localizada na superfície cerebral é responsável pela produção demelatonina. O nível de secreção é modulado pelo estímulo luminoso na retina (horasluz/dia), interferindo na dinâmica de liberação do fator GnRH, que vai determinar a modulação da ciclicidade em determinadas estações do ano (estação reprodutiva sazonal = égua, ovelha, cabra). Hipotálamo: -Apresenta uma função secretora (neurônios endócrinos) de fatores liberadores, ocitocina, etc. -Esses hormônios de características peptídicas (protéicos) são concentrados e armazenados em lisossomos.

-Liberação do conteúdo das vesículas lisossômicas é desencadeada de acordo com o tipo de estímulo (térmico, luminoso, hormonal, metabólico, etc..) que desencadeia a reação de células superiores, que liberam transmissores como a norepinefrina, dopamina, serotonina, acetil colina, ácido gama amino butírico (GABA), entre outros.

2

www.veterinariandocs.com.br

-Os fatores liberadores hipotalâmicos (neurohormônios, gonadoliberinas), são liberados para adenohipófise, determinando a secreção dos hormônios hipofisários. -Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH): estimula s liberação de FSH e LH.

-Hormônio liberador de tireotrofinas (TRH): estimula a liberação de TSH e prolactina

-Hormônio liberador de corticotrofinas (CRH) estimula a liberação de ACTH

-Hormônio liberador do hormônio do crescimento (GH-RH): estimula a liberação de hormônio do crescimento

-Somatostatina (hormônio inibidor do hormônio do crescimento): inibe a liberação de hormônio do crescimento.

Hipófise:

-Composta por duas regiões diferenciadas: a adenohipófise e a neurohipófise.

-Adenohipófise (hipófise anterior): secreta as gonadotrofinas FSH e LH em resposta ao controle primário do GnRH e adicionalmente pela ação direta de peptídios e esteróides gonadais, que regulam a expressão de receptores de GnRH ou transcrição e tradução dos genes das gonadotrofinas.

-Neurohipófise (hipófise posterior): armazena e libera o hormônio hipotalâmico ocitocina.

-Hormônio folículo estimulantes (FSH): na fêmea estimula o amadurecimento do folículo de Graaf (folículo portador do ovócito secundário) do ovário e regula a secreção de estrógenos. E no macho é responsável pela indução da espermatogênese (processo de formação de sptz). O FSH age nas células de Sertoli, estimulando-as a produzir uma proteína chamada ABP (Androgen Binding Protein), que, trabalhando em conjunto com a testosterona, aumenta a concentração desta no túbulo seminífero.

-Hormônio luteinizante (LH): age sobre o ovário ou sobre o testículo. Na fêmea regula a secreção de progesterona e regula a maturação dos folículos (ovulação) e formação do corpo lúteo. E nos machos estimula as células de Leydig a produzir testosterona.

Ovários:

-Produzem os hormônios: estrógenos, progesterona, ocitocina, inibina e ativina. Esses hormônios são secretados por glândulas temporárias, que permanecem em atividade de acordo com a dinâmica hormonal

3

www.veterinariandocs.com.br

-FSH: estimula o desenvolvimento folicular e a secreção de estrogênio, e o LH, em seguida, promove a ovulação. O folículo depois de liberar o óvulo, transforma-se no corpo lúteo que secreta progesterona por estimulação do LH.

-Progesterona: é secretado pelo corpo lúteo ou pela placenta durante a gravidez. Estimula as células do endométrio a se proliferarem e garante com que o embrião se fixe no cório para a formação da placenta. Também é o hormônio responsável pela continuidade da gravidez, pois evita a descamação do endométrio, o que ocasionaria um aborto. A progesterona age em todo o corpo físico e emocional da fêmea preparando-a para a gravidez.

-Estrogênio: tem como principal função a estimulação de características femininas.

-Inibina: tem como principal função a retro-inibição de FSH. E é responsável pelo controle na produção de testosterona.

Testículos:

Possuem as células de Leydig como fonte de testosterona e as células de Sertoli como secretoras de inibina e estrógenos (aromatização da testosterona).

Útero:

É a fonte das prostaglandinas (PG) F2α e E2, que são produzidas pelas células endometriais. A PGF2α é secretada na forma de um padrão pulsátil que se acelera no momento da indução da luteólise (3-5 pulsos/dia).

Controle Neuroendócrino na Fêmea

Com a descarga tônica de GnRH (alta amplitude e baixa freqüência) há liberação de FSH, o qual estimula o desenvolvimento dos folículos. Os folículos mais fortes (dominantes) liberam estrógeno, inibina e IGF. A inibina inibe a liberação de FSH e o IGF faz com que se produza mais estrógeno e inibina, fazendo o folículo se tornar „mais dominante‟; Este folículo forma receptores de LH, e então, tem-se a formação de corpo lúteo o qual produz e libera progesterona. Entre 10-12º dia há um novo pico de FSH (2º pico), pois estrógeno, inibina e outros hormônios estão baixos e há o retorno do ciclo já descrito. Entre 17-18º tem-se uma condição pré-ovulatória, com a liberação de PGF2α (produzida pelo endométrio) a qual destrói o corpo lúteo.

*Nos 2 casos (tônica e cíclica), tem liberação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com