TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Trabalho Universitário: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 17

Objetivo da Fisiologia: Compreender o funcionamento dos organismos vivos e de suas partes

Só é possível preservar as condições normais de funções corporais (saúde) ou diagnosticar e restaurar uma disfunção (doença) conhecendo a fisiologia humana

Homeostasia: Indica funcionamento orgânico em condições normais

Retroalimentação (feedback): constitui um dos principais meios de manutenção das condições necessárias para o funcionamento orgânico normal.

Retroalimentação Negativa: é o mais importante para a manutenção da Homeostasia. Atua como resposta contraria do sistema de controle a condição inicial do estimulo. Devido a ação do mecanismo de retroalimentação negativa, as funções corporais oscilam dentro de faixas de normalidade (valores mínimos e máximos)

Retroalimentação Positiva: é conhecido como “ciclo vicioso”, induz a instabilidade e ao desequilíbrio das funções do organismo

Quadro de retroalimentação

Sistema Respiratório: Tem como principal função oferecer as condições ideais para a troca de gás carbônico, presente no sangue venoso, pelo oxigênio presente no ar atmosférico convertendo o em sangue arterial. E participa também no controle do pH sanguíneo.

Sistema Cardiovascular: Transporta nutrientes, oxigênio, hormônios e medicamentos para todas as partes do organismo. Remove das células e tecidos os produtos do metabolismo, levando-os aos rins, onde são excretados. Nos pulmão ocorre a troca dos gases. No intestino, absorve os nutrientes, levando-os ao fígado e depois aos tecidos de reserva.

Rins: Fazem a depuração do sangue, livrando-o de substancias tóxicas, endógenas ou exógenas e assim, controlando a composição dos fluidos corporais. Garantem a homeostase hídrica e eletrolítica e participam da regulação do pH. Fazem parte do sistema excretor.

Sistema Digestorio: é responsável pela ingestão de alimentos e pela sua digestão, quebrando as partículas do alimento em moléculas pequenas, que são absorvidas para o sangue e incorporadas ao organismo.

Sistema locomotor: têm a função de fornecer suporte ao organismo e emitir os movimentos. O sistema locomotor é controlado pelo sistema nervoso somático.

Sistema Nervoso: tem a função de controlar todos os outros sistemas, com base nas informações recebidas do meio interno e do meio ambiente, por meio de neurônios sensoriais. Garante que todos os outros sistemas, órgão e células funcionem de maneira coordenada de modo a garantir a Homeostasia.

Sistema Endócrino: Regula a maioria das funções orgânicas, tais como o metabolismo, crescimento, reprodução, desenvolvimento, comportamento, por meio de hormônios que são sintetizados pelas glândulas endócrinas e liberados na corrente sanguínea.

Sistema Reprodutor: Sua função é garantir a manutenção da espécie, por meio da reprodução dos indivíduos.

O volume de água corporal corresponde 50% a 70% do peso corporal

LIC: Fica no interior das células, representando dois terços da água corporal. O principal cátion é o potássio K+

LEC: Fica por fora das células. O principal cátion é o sódio Na+

Proteínas Integrais: Atravessam toda a membrana Proteínas Periféricas: Só são encontradas em uma das faces da membrana.

Transporte Passivo: Sem gasto de energia. Podendo ser por difusão simples ou por osmose.

Difusão Simples: As partículas se movem das áreas de maior concentração para as de menor concentração

Difusão facilitada: mediado por carreador, que permite que as partículas demasiadamente grande possam fluir, através das membranas, por difusão simples.

Osmose: Passagem passiva de água através da membrana celular. Sendo: Hipotônicas, Hipertônicas, e Isotônicas

Transporte ativo: Com gasto de energia, movimento de substancias através da membrana em combinação com a proteína transportadora.

Transporte ativo primário: Usa diretamente, a energia obtida da hidrolise do trifosfato de adenosina (ATP)

Bomba de Na+ K+: Bombeia Na+ do LIC para o LEC, e K+ do LEC para o LIC.

Transporte Ativo Secundário: Refere-se ao uso indireto de ATP. Os processos de transporte ativo secundário são todos aqueles em que o transporte de dois ou mais solutos ocorre acoplado. Existem dois tipos de transporte ativo secundário:

Co-transporte: tipo de transporte ativo secundário no qual todos os solutos são transportados na mesma direção, através da membrana celular Contratransporte: Solutos se movem em direções opostas, através da membrana celular

Todas as formas de transporte mediado por carreador partilham das três características seguintes:

Saturação: a saturabilidade é baseada no conceito de que a proteína carreadora tem numero limitado de sítios de fixação para o soluto. Estereo-especificidade: os sítios de fixação do soluto, na proteína transportada são estero-especificos. Competição: Embora os sítios de fixação para os solutos transportados sejam bastante específicos, podem reconhecer, fixar e ate transportar solutos quimicamente relacionados.

Potenciais de Membrana

Um potencial de membrana é a diferença de energia elétrica entre o interior e o exterior da célula. É medido em milivolts (mV)

O potencial no interior da fibra é 90mV, mais negativo que o potencial do liquido extracelular.

CA fibra nervosa possui bombas de Na+/K+, que bombeiam constantemente Na+ para fora e K+ para dentro.

Potencial de Difusão do K+: A tendência natural do K+ é sair da célula por canais de vazamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com