TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Exames: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

1) O que é placa motora e unidade motora?

Placa motora é a região especializada do sarcolema da fibra muscular, localizada

na junção neuromuscular.Unidades motoras são fibras musculares (pequenas ou grandes) e cada neurônio motor

2)Explique como ocorre a fase acoplamento excitação- contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.

A excitação-contração se dá através dos impulsos enviados do SNC para as fibras musculares, estas só se contraem sob controle nervoso. O estímulo nervoso que atinge a placa motora é o fator produtor de sua contração- excitação. A contração muscular é resultado de uma cascata de eventos que se sucedem. Inicialmente, é gerado um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular. Entre essas terminações axônicas e a membrana muscular,existe um pequeno espaço denominado de fenda sináptica. Nesse espaço, as terminações axônicas liberam uma substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permitem a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscular. Esses íons sódio tornam positiva a carga na membrana da fibra muscular despolarizando a membrana e criando um potencial na placa terminal (PPT). Esse potencial de ação é conduzido ao longo da superfície da fibra muscular e grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se profundamente para dentro da fibra muscular em direção aos túbulos T, induzindo o retículo sarcoplasmático a liberar grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados. Esses íons cálcio vão permitir que sejam geradas forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os filamentos de miosina, constituindo o processo contrátil.

3) Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas.

Humanas: tipo I, tipo IIA e tipo IIB.

As fibras oxidativas, ou fibras do tipo I, são caracterizadas pelo alto conteúdo mitocondrial (onde estão as enzimas oxidati¬vas) e baseiam seu metabolismo energético preferencialmente na via aeróbia-oxidativa. Possuem mais mioglobina e capilares do que qualquer outro tipo de fibra, que, juntamente com o alto conteúdo mitocondrial, fazem com que essas fibras tenham grande capacida¬de de metabolismo aeróbio e alta resistência à fadiga.

As fibras oxidativas-glicolíticas de contração rápida são uma mistura das fibras tipo I e fibras tipo IIX, possuindo características tanto de uma como de outra e, também, são conhecidas por fibras do tipo IIA ou fibras intermediárias. Essas fibras são extremamente adap¬táveis.

4) Quais os tipos de contração muscular que existem? Explique cada um desses tipos.

Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação.

Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração.

Contração Isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas.

Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa.

5) Para que servem e quando são ativados os fusos musculares e o órgão tendinoso de

Golgi?

Os fusos musculares são feixes de fibras musculares inervadas por axônios sensitivos ou motores. (Berne et al, 2004).

Segundo Silverthorn (2003), descreve que os fusos musculares são receptores, que enviam informações para o sistema nervoso central, sobre o estiramento dos músculos.

Já Fleck e Kraemer (2006), em que os fusos musculares servem para monitorar o estiramento e alongamento do músculo no qual estão inseridos e iniciar a contração para reduzir o estiramento muscular.

Palastanga, Field, Soames, (2000, pg. 729) “Os órgãos tendíneos de golgi são formados por múltiplos ramos terminais e o axônio trançando-se por fibras colágenas do tendão, com a região abrangida por estes ramos sendo circunscritas por uma cápsula fibrosa.”

Wilmore e Costill (2001) comentam que os Órgãos Tendinosos de Golgi são classificados como receptores sensoriais encapsulados onde passam um pequeno feixe tendinoso, possuem de 5 a 25 fibras musculares que estão conectados a cada Órgão Tendinoso de Golgi.

Fleck e Kraemer (2006) descrevem que as principais funções do Órgão Tendinoso de Golgi é de responder à tensão dentro do tendão e, acaso ela se torne excessiva, diminuí-las.

Caso a tensão seja grande e bastante para provocar lesão aos músculos ou tendão, ocorre a inibição e a ativação dos antagonistas é iniciada, e o músculo é aliviado, evitando a lesão muscular ou tendínea. (FLECK;KRAEMER, 2006).

Fleck e Kraemer (2006), em que essa função não e perfeita, porque ao longo do treinamento de força, é possível diminuir os efeitos dos Órgãos Tendinoso de Golgi, a capacidade de inibir essa função pode ser em partes, por algumas das adaptações neurais e lesões ocorrem em levantamentos máximos.

6) Explique o mecanismo de Frank-Starling.

Existe um mecanismo intrínseco cardíaco que permite o aumento do débito, quando há um maior retorno venoso. Este mecanismo é denominado de Frank-Starling. Estes pesquisadores observaram que o coração, independentemente de qualquer estímulo externo neural ou hormonal, quando submetido ao estiramento de suas paredes musculares, é capaz de promover uma contração naturalmente mais vigorosa, aumentando, conseqüentemente, o volume sistólico do ciclo e o volume diastólico do ciclo. Segundo o mecanismo de Frank-Starling, quanto maior o enchimento, maior será a ejeção.

O coração conta com dois mecanismos que são capazes de interferir na sua automaticidade e na sua ritmicidade. O coração é capaz de gerar estímulos automaticamente, mas também é capaz de gerar estímulos rítmicos, com uma freqüência razoavelmente regular ao longo do tempo, gerando fluxo sanguíneo independente de inervação.

Indivíduos que receberam transplantes cardíacos, onde o coração é completamente desnervado, são até capazes de se exercitar, porém apresentam uma resposta mais lenta, ou seja, a freqüência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com