TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterpia Preventiva E Saude Do Trabalhador

Artigo: Fisioterpia Preventiva E Saude Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Fisioterapia preventiva e saúde do trabalhador

A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, ATIVIDADE FÍSICA LABORAL e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade. Compete ao fisioterapeuta do trabalho avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades do trabalho.

A qualidade de vida do trabalhador tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência.

E o surgimento do trabalho industrializado, mecanizado, e a automação, aliados a uma busca desenfreada pela produtividade e pela qualidade dos produtos e do serviço, vêm impondo condições extremamente insalubres e prejudiciais ao organismo humano.

Um dos problemas que mais tem afetado as empresas são os distúrbios na saúde dos trabalhadores, na maioria das vezes ocasionada devido a uma organização do trabalho que envolve tarefas repetitivas, pressão constante por produtividade, jornada prolongada, além de tarefas fragmentadas, monótonas, que reprimem o funcionamento mental do trabalhador.

Dentre os inúmeros fatores que interferem na saúde dos trabalhadores, destaca-se a obesidade, estresse, tabagismo, sedentarismo, nutricional, entre outros. Todos esses fatores são ¬¬fortes contribuintes para o surgimento e/ou agravamento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Por isso a introdução da Ginástica Laboral (GL) passou a ser comum nos ambientes de trabalho, ocupando um grande espaço dentro das iniciativas de prevenção propostas pelos diferentes profissionais que atuam na área da saúde do trabalho.

Onde o fisioterapeuta atua como instrumento de correção e prevenção, tendo como vantagens para a empresa:

a) Economia homem x hora.

b) Redução do absenteísmo por doenças músculo-esqueléticas.

c) Redução de gastos com planos de saúde.

d) Tratamento especializado.

e) Rápida recuperação.

f) Associação da Fisioterapia corretiva ao ajuste ergonômico.

g) Apoio ao setor de saúde ocupacional.

E para o funcionário:

• Reduz a tensão na musculatura deixando-a mais relaxada

• Relaxa a mente

• Proporciona elasticidade à musculatura deixando o corpo mais flexível e solto

• Previne lesões musculares já que a musculatura está mais flexível

• Ativa a circulação

• Previne insonia,depressão e ansiedade

GINASTICA LABORAL E SEUS BENEFICIOS

A Ginástica Laboral vem sendo utilizada como um método de prevenção e tratamento dos D.O.R.T. (Doença osteomuscular relacionada ao trabalho).

Sendo uma atividade física realizada no ambiente de trabalho, de curta duração fundamentada basicamente nos exercícios de alongamento, relaxamento e consciência corporal, compensando as estruturas solicitadas durante o trabalho,contribuindo para a melhora da qualidade de vida do trabalhador e conseqüentemente aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com