TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flagrante delito

Seminário: Flagrante delito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Seminário  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

(b) prisão administrativa: decretada para compelir alguém a cumprir um dever de direito público: tal prisão sobrevive à atual constituição, mas deixou de ser passível de decretação por alguma autoridade administrativa, sendo necessária a sua decretação pela autoridade judicial competente (ex. constrição do falido a apresentar livrosl – súmula 619 do STF – ou a prisão do estrangeiro expulso do país – Lei nº 6815/80, Estatuto dos Estrangeiros).

A prisão cautelar admite as seguintes espécies: (a) prisão em flagrante; (b) prisão temporária; (c) prisão preventiva; (d) prisão decorrente de pronúncia; (e) prisão decorrente de sentença condenatória recorrível.

Prisão em flagrante

A palavra “flagrante” vem do latim flagrans, do verbo flagrare, que significa queimar, arder em chamas, crepitar. Logo, a expressão “flagrante delito” significa o delito que está sendo cometido.

Dessa forma, teoricamente, a prisão em flagrante delito é a prisão daquele que é surpreendido no instante da consumação da infração penal.

A prisão em flagrante, prevista nos arts. 301 a 310 do CPP, é a única hipótese em que ocorre a prisão cautelar sem prévia ordem judicial, havendo expressa previsão constitucional no art. 5º, LXI, da CF. Trata-se de pronta reação da sociedade à prática do crime.

Convém distinguir: uma coisa é o ato de flagrante, ou seja, a captura do agente na ardência da prática delitiva, com a conseqüente lavratura do auto de prisão em flagrante; outra coisa é a prisão que decorre da lavratura do auto de prisão em flagrante, caso o delito não seja afiançável ou o agente não se livre solto. Logo, é possível que haja a captura do agente e a lavratura do auto de prisão em flagrante, mas não haja a prisão decorrente do APF.

Nos casos de ação penal pública condicionada à representação ou de ação penal privada, é possível a captura do agente, mas é imprescindível a manifestação da vítima para a lavratura do auto de prisão em flagrante, a qual, segundo Marcellus Polastri, deve ser colhida em até 24h, em razão do art. 306 do CPP.

Abordando o sujeito ativo da prisão em flagrante, o art. 301 do CPP trata do flagrante facultativo, que pode ser efetivado por qualquer pessoa, e do flagrante obrigatório, que deve ser efetivado pela autoridade policial e seus agentes.

Observação: no caso de flagrante obrigatório, a inércia da autoridade policial e de seus agentes poderá configurar, de acordo com as circunstâncias do caso concreto, o crime de prevaricação, previsto no art. 319 do CP.

O art. 301 do CPP dá a entender que qualquer pessoa pode ser sujeito passivo da prisão em flagrante. Mas existem exceções.

O art. 53 da CF refere-se aos senadores e deputados federais, sendo certo que tal imunidade processual (vedação da prisão em flagrante, salvo no caso de crime inafiançável) é estendida aos deputados estaduais, por força do art. 27, § 1º, da CF.

Os juízes só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável, conforme o art. 33, II, da LOMAN. O mesmo ocorre com os órgãos do MP, nos termos do art. 40, III, da LOMP. Os advogados, por motivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com