TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Trabalho Universitário: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Como a economia brasileira passa por uma fase de estabilidade, a sobrevivência de uma empresa depende muito do grau de acerto em suas demonstrações financeiras, sendo assim é imprescindível ter o controle dos recursos a receber e a pagar, e suas disponibilidades bem aplicadas, ter um controle de seu capital de giro, pois os custos financeiros podem abalar e absorver valores significativos da receita operacional.

Mesmo com essa evolução

O fluxo de caixa é indispensável para um administrador financeiro planejar, organizar, e controlar os recursos financeiros de uma empresa, para um período pré-estabelecido.

Deve-se também administrar todo o ativo, a sua liquidez e sua rentabilidade, para ter disponibilidades suficientes para liquidar suas obrigações contraídas, efetuando cobranças do contas a receber, dimensionando estoques para o andamento do ciclo operacional da empresa, não tendo elevados excessos tanto em reservas no caixa como nos estoques, pois isto leva ao desperdício, a custos desnecessários com possíveis captações de capital de giro.

O Fluxo de Caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das empresas.

A boa utilização da ferramenta fluxo de caixa também possibilita o conhecimento do grau de independência financeira da empresa, com base na avaliação do seu potencial para geração de recursos no futuro para saldar seus compromissos e para pagar a remuneração dos seus empreendedores.

DESENVOLVIMENTO:

No mundo moderno e de economia dinâmica que encontra-se atualmente, com constantes mutações e nesse cenário as informações obtidas através da contabilidade tradicional, não fornecem bases suficientes para a tomada de decisões relativas a todas as áreas da organização, por demonstrarem dados globais relativos a fatos já ocorridos, e de forma estática.

Assim a importância do acompanhamento nas evoluções de um fluxo de caixa, de modo positivo ou negativo, a periodicidade, são de suma importância para a tomada de decisões em uma empresa. Diante desta relevância, o tema aqui abordado será a Influencia que um Fluxo de Caixa tem na vida de uma empresa e a sua periodicidade.

A utilização de um Fluxo de Caixa pode evitar a empresa a passar por situações prejudiciais ao bom andamento da mesma, como, insuficiência de caixa, cortes nos créditos tanto em fornecedores como em instituições financeiras, suspensão de entregas de matéria prima e ou serviços, fatos estes que prejudicariam a continuidade da empresa.

Sabe-se que em certas situações, a diretoria de uma empresa, é forçada a tomar uma decisão muito importante em um tempo muito curto, não tendo como pesquisar situações futuras de mercado, e de caixa para honrar seus compromissos em dia, sendo assim a mesma se reporta às demonstrações de seu Fluxo de Caixa, tendo que confiar plenamente no mesmo.

No entendimento de Frezatti (1991) um instrumento gerencial adequado é aquele que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com