TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Artigo: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  3.406 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas buscam ferramentas adequadas para planejar estratégias eficazes num cenário de mercado cada vez mais competitivo que vive em total mudança.

Diante desse cenário, o fluxo de caixa é uma importante ferramenta para traçar estratégias, estando presente em empresas com dificuldades financeiras e também nas bem capacitadas, sendo um instrumento de planejamento e controle financeiro, que tem a capacidade de projetar valores e datas com dados gerados pelos sistemas de informação da empresa.

O processo de elaboração, deve usar técnicas para projetar as receitas, custos, despesas e os investimentos da empresa com precisão, utilizando-se deste como um instrumento de tomada de decisão para o gerenciamento financeiro de curto, médio e longo prazos.

O Fluxo de Caixa permite saber se a empresa está indo pelo caminho correto ou não, trazendo clareza para que o administrador financeiro controle os recursos da empresa, prevendo futuros problemas de caixa, impedindo uma prematura falência da mesma e fazendo um planejamento muito mais seguro.

A administração financeira é a base principal para planejamentos estratégicos, e uma empresa que não faz o uso do fluxo de caixa permanece à mercê de um planejamento falho

1.1. PROBLEMA

Quais as informações necessárias para um administrador financeiro na tomada de decisões nas áreas de investimento, financiamento, destinação dos lucros entre outras.

1.2. JUSTIFICATIVA

O tema é de grande interesse em relação à saúde financeira de uma empresa, e ganha importância no que diz respeito à ausência de um bom administrador financeiro em uma empresa, e como pode se tornar um agravante no descontrole do fluxo de caixa.

1.3. OBJETIVOS

1.3.1. OBJETIVO GERAL

• Conceituar o fluxo de caixa.

1.3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Sintetizar o conceito de administração financeira e qual o principal papel do administrador financeiro em uma organização.

• Esclarecer a importância do controle de um fluxo de caixa.

• Contextualizar os objetivos de um fluxo de caixa na tomada de decisão.

• Apontar os modelos mais básicos de fluxo de caixa, e sua estrutura.

1.4. METODOLOGIA

O presente estudo teve os seus objetivos alcançados diante do exposto da fundamentação teórica através de pesquisa bibliográfica e descritiva sobre o assunto em questão, tendo como base artigos, livros, dissertações. Para a realização do presente trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica em relação ao tema: Conceito e importância do Fluxo de Caixa na Administração Financeira. A presente pesquisa obedeceu três fases: Levantamentos bibliográficos e leituras; Organização dos dados coletados; Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

1.5. DELIMITAÇÃO DO TEMA.

O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve seu desenvolvimento teórico dividido em:

Introdução, CAPÍTULO II (Administração e Gestão Financeira – seus conceitos, objetivos, importância, Funções do Administrador Financeiro e Funções da Administração de Caixa), CAPÍTULO III (Administração do Fluxo de Caixa, Conceitos e Objetivos, Liquidez, Capital de Giro e rentabilidade), CAPÍTULO IV (Decisões Financeiras), CAPÍTULO V ( Planejamento e elaboração do fluxo de caixa), Análise dos dados, Considerações Finais e Referências.

2. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA

A administração financeira compreende gerenciar os recursos financeiros para obter lucros.

De acordo com SILVA (2010) a Administração do Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos.

Segundo SILVA (2001), as demonstrações financeiras ajudarão a direção das empresas em diversas funções administrativas, tais como: planejamento, organização, controle, coordenação e direção.

RIBEIRO (2007) faz uma descrição da gestão financeira, como sendo;

A análise das Demonstrações Financeiras pode ser entendida como um conjunto de técnicas que mostra a situação econômico-financeira da empresa em determinado momento, por meio de indicadores. Observa-se que a análise começa justamente onde termina a contabilidade (nos relatórios contábeis) e tem como principal objetivo extrair informações úteis para ser base para tomada de decisão.

Para SILVA (2010) o objetivo da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários, onde este objetivo deve estar em sintonia com o desejo mais cobiçado pelo acionista, ou seja, a remuneração de seu capital, sob forma de distribuição de dividendos e/ou lucros.

A partir da elaboração do fluxo de caixa, é permitido verificar e planejar eventuais excedentes e escassez de caixa, o que provocará medidas que venham sanar tais situações.

2.1. Importância da Administração Financeira.

A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para uma empresa.

Para HENDRIKSEN E BREDA (1999) quando utilizado em conjunto com as demais demonstrações contábeis, proporciona informações que usadas para realizar mudanças nos ativos líquidos de uma empresa, a fim de adaptar às mudanças nas circunstâncias e as oportunidades.

Conforme SEBRAE-RJ, a falta da administração financeira adequada pode causar os seguintes problemas:

- Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas; - Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com