TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Artigos Científicos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa tem como objetivo informar o empresário sobre a situação financeira diária, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizando-se sempre de forma diária e acumulada.

Pois Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle informando tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade Assim, sem um controle eficaz dentro de uma organização, a avaliação da atividade se torna difícil. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. É através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa, o fluxo de caixa é o instrumento que permite: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período Esse controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo. Assim, a administração financeira ganha importância no sentido de auxiliar os administradores a tomarem decisões, tanto no que se refere aos financiamentos (qualquer busca de recursos), quanto a investimentos (aplicação destes recursos).

Um item que está interligado ao fluxo de caixa, pois obtemos informações após observarmos o mesmo é o Payback Descontado, ele demonstra o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Exemplo: Um projeto que tem duração de 7 anos, com um investimento inicial R$ 500.000,00 e retornos de R$ 100.000,00 por ano, se paga em 5 anos e após esse tempo o investidor estará lucrando, pelo payback nominal. Entretanto pelo Payback Descontado esses retornos serão trazidos a valor presente usando uma taxa de desconto exigida pelo projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com