TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Seminário: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

O patrimônio das entidades se constitui o objeto da contabilidade. O Objetivo da contabilidade também envolve o patrimônio na evidenciação da sua evolução e mensuração pelas informações geradas para os diversos usuários. AS informações devem ser seletivas de acordo com o interesse de cada usuário das informações.

A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis, expondo os efeitos que eles produziram sobre o patrimônio, considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. A Escrituração Contábil é realizada através do Livro Diário, registra os lançamentos contábeis no seu dia-a-dia e sendo obrigatório seu registro em órgãos comerciais competentes; e do Livro Razão que tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no Diário.

O processo da escrituração avança, ganha novos contextos e se constitui, em algumas corporações, ferramenta de gestão indissociável da área financeira. A contabilidade gerencial é um sistema de informações financeiras e operacionais empregado para mensurar, avaliar e posicionar investimentos e resultados empresariais, fornecendo orientações para tabulação do fluxo de caixa, planejamento, controles e tomadas de decisão. Sob este prisma, a escrituração contábil, mesmo quando simplificada, se presta para posicionar informações próprias da contabilidade gerencial, com reflexos positivos nas interações dos planos, das execuções e dos controles corporativos.

Logo, considerando estes aspectos, a Contabilidade é importante para:

I. apuração do custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos;

II. formação dos preços de venda;

III. estabelecer necessidades de capital de giro;

IV. apuração de indicadores econômicos e financeiros;

V. planejamento empresarial ou fiscal para a empresa;

VI. eficiência e segurança nas tomadas de decisão.

As Demonstrações Contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade (empresa) em um determinado período. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão. O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia a posição contábil e financeira da empresa. A Demonstração de Resultado do Exercício demonstra o resultado da empresa de um determinado período. Ela evidencia o lucro ou o prejuízo acumulados, mediante a confrontação das receitas e das despesas incorridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com