TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Monografias: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

FLUXO DE CAIXA

AGO3

Toda empresa possui a entrada ou a saída de dinheiro. Sendo muitas vezes um grande desafio para manter o controle sobre o que se tem a receber e a pagar, para isso é essencial manter a saúde financeira da empresa. Para isso o profissional pode contar com a ajuda de uma ferramenta chamada fluxo de caixa.

O fluxo de caixa direciona a empresa podendo prever pagamentos futuros para diminuir as surpresas, além disso está entre as atividades mais importantes que deve-se desenvolver, é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial.

Sendo extremamente necessário o acompanhamento das atividades dentro do fluxo de caixa. É preciso analisar e organizar, formando planejamentos e estratégias. Analisar o investimento, o que comprar o que vender, quando e como pagar. No final estas questões farão grandes diferenças a médio e longo prazo, principalmente influenciará na tomada de decisões.

Algumas precauções podem ser tomadas para proteger a saúde financeira da empresa, e uma delas é evitar fazer dívidas sem antes organizar o fluxo de caixa. Evitar compras sem antes analisar qual será a melhor forma de pagamento, ocorrendo o mesmo com as vendas, muitas vezes a empresa quer fechar a venda de qualquer jeito para atrair clientes e acaba parcelando em várias vezes, sem analisar se a empresa terá caixa para se manter funcionando. Com isso muitas empresas acabam com sua saúde financeira por venderem de uma forma desorganizada, prejudicando seu caixa e tendo que desesperadamente buscar em banco capital de giro, sem contar nas taxas cobradas para empréstimo.

Para um bom funcionamento do fluxo de caixa, é necessário primeiramente ter controle em tudo o que for saída e entrada, tendo domínio de todos os detalhes e assim adquirir informações sobrea rentabilidade e sobre o grau de liquidez da empresa. Este controle é feito através e relatórios e podem trazer grande melhoria na empresa. É em função dele que são identificados os pontos fortes e fracos da empresa, bem como decisões diversas. Os relatórios são importantes tanto no momento em que a empresa está em crescimento como quando a empresa está em prejuízos, é desta forma que o administrador financeiro consegue planejar, organizar, coordenar, dirigir.

Apesar de o fluxo de caixa ser de grande importância, ele ainda não é tudo. Para Santos (2001) o planejamento de caixa não é uma atividade fácil, pois lida com grande dose de incerteza. Portanto, é interessante que o administrador financeiro tenha um relacionamento com os demais departamentos, para ficarem interagidos sobre a saída de caixa para cada departamento, programando assim os devidos pagamentos.

Qualquer operação que cause risco para a empresa pode comprometer até mesmo o seu futuro, por isso se faz necessário a análise do risco e da rentabilidade principalmente para prever qual resultado o investimento pode trazer. Para Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado.

Um dos objetivos principais do fluxo de caixa é mostrar as atividades que foram desenvolvidas, incluindo operações financeiras que são realizadas. O administrador de finanças terá em mãos o que irá receber e pagar em um período de tempo, podendo assim prever investimentos com o que sobrar, bem como buscar recursos quando o caixa da empresa estiver com déficit.

Uma boa administração do caixa vai depender do controle entre as entradas e saídas, podendo haver faltas e sobras de dinheiro, fazendo com que o administrador procure solução para resolver os problemas.

O ciclo de caixa é o período em que foram utilizados recursos da empresa para efetuar pagamentos referentes matérias-primas ou bens até receber o valor de venda do produto. Dessa forma o ciclo de caixa depende da política da empresa. Existem algumas formas para melhorar o ciclo de caixa e entre elas podemos reduzir o tempo de compensação da cobrança, ou seja, minimizar o tempo entre o pagamento do cliente até quando o dinheiro estará disponível no caixa. Acelerar os valores a receber das cobranças mediante descontos nos pagamentos antecipados ou a prazo. O uso da tecnologia, tornando mais eficientes com sistemas modernizados que facilitam o trabalho dentro da empresa agilizando o processo de recebimento das cobranças. Reduzir prazos, acelerando a entrada de cheques e logo após utilizar os mesmos para depósitos bancários. Ajustamento dos vencimentos de contas, as despesas devem ser bem ajustadas para serem pagas mediante negociação em um período em que o fluxo de caixa seja favorável.

Tem empresas que trabalham com saldo mínimo do caixa, e para estipular este saldo mínimo deve-se verificar alguns aspectos, sobre a atividade de cada setor, quais são seus usos e costumes, se vendem a prazo, qual a previsão das entradas, através do conhecimento de suas operações. Através das exigências dos bancos, por meio de negociações devem-se buscar as menores tarifas e que sejam positivos para as cobranças. Captar recursos próprios ou de terceiros, a empresa que possui uma situação financeira equilibrada, facilita na hora de buscar recursos nas instituições financeiras, pois estas acompanham a empresa de perto

A ferramenta que preserva a vida da empresa é o capital de juros e sua administração é essencial, passa por um grande processo de decisões, que afetam a sua rentabilidade. O capital de giro é recursos colocados no ativo circulante, é formado pelo contas a receber, estoques e disponibilidades, também é conhecido como capital circulante líquido (CCL). Mesmo que a CCL seja alta, isto não quer dizer que a liquidez será boa, um exemplo disso, são os estoques velhos de difícil venda, sendo assim a boa liquidez somente será ilusória. Assim acontece com um CCL baixo, nem sempre representa uma difícil situação, um exemplo disso são os supermercados, que compram muito a prazo, mas conseguem girar rapidamente seus estoques. O capital de giro corresponde ao circulante ativo da empresa, ou seja, os recursos que financiam o ciclo operacional, que começam com as compras de matérias-primas, as vendas até os recebimentos.

Temos o ciclo operacional que se dá entre o intervalo da compra das mercadorias e o recebimento da venda, é justamente neste tempo que a empresa investe em suas operações. Há também o ciclo financeiro, onde a empresa tem o prazo entre os pagamentos de fornecedores e o recebimento de vendas, pode ser financiado pelo dinheiro da empresa ou recursos de terceiros.

Para um bom andamento das atividades e para que as operações internas sejam feitas da melhor maneira possível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com