TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Resenha: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por cash flow), refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros.

Existem dois tipos de fluxos:

- outflow, que quer dizer saída de caixa, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento. - inflow, que quer dizer de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.

O fluxo de caixa calcula o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período, seguindo a ordem de atividades abaixo:

1. Escolher um período de tempo para o estudo; 2. Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo; 3. Reunir o total de custos para o projeto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo; 4. Efetuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo; 5. Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo.

Período de estudo: período de tempo a que reporta o levantamento de todos os outflows e inflows relacionados com o projeto.

Apesar de em Portugal, apenas a partir de 1 de Janeiro de 2003 ser necessária a apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa, alteração introduzida através da Directriz Contabilística nº 14, este é um dos indicadores mais usados por analistas financeiros, como medida de desempenho da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com