TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Casos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

2.2.2 Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que registra as entradas e as saídas de dinheiro de uma empresa em um determinado período de tempo. Todas as movimentações financeiras deste período devem ser representadas no fluxo de caixa: receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber empréstimos, reembolsos, rendimentos ou desvalorizações de investimentos, entre outros.

Para ser uma ferramenta de controle financeiro eficiente, o fluxo de caixa deve ser atualizado, se possível, todos os dias. Isso é importante e requer muita disciplina, pois ao manter atualizados os registros financeiros da sua empresa você pode tomar decisões importantes relacionadas a saúde financeira do seu negócio. Afinal, o principal objetivo de uma empresa é dar lucro, e conhecer suas receitas e despesas é essencial para que ele possa ser apurado.

O Fluxo de Caixa é um controle financeiro que diz respeito a quantidade de dinheiro que entra q sai da empresa em um determinado período (diário, semanal, mensal, etc.), que permita saldar os compromissos assumidos nos prazos estipulados, sem a necessidade de antecipar cheques, cartões de crédito e duplicatas ou recorrer a empréstimos de terceiros ou utilizar cheque especial, pois o juro atualmente praticado é alto.

a) Objetivos de um Fluxo de Caixa:

* Planejar e controlar as entradas e saídas num período de tempo pré estabelecido;

* Controlar os gastos por cada tipo de conta gerencial;

* Conciliar os bancos;

* Manter o saldo disponível atualizado;

* Planejar a reposição do estoque em função dos prazos de pagamentos e da disponibilidade de caixa;

* Planejar as compras a vista para obtenção de descontos;

* Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos;

* Lançar as entradas e saídas futuras;

* Visualizar o saldo de caixa no futuro;

* Auxiliar na tomada de decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro;

* Planejar a capacidade de pagamentos futuros antes de assumir novos compromissos.

b) Os principais itens constantes na planilha de Fluxo de Caixa são:

* Plano de contas (Gerencial): Estruturado para tomada de decisões, é composto pelas contas Receita, Custos e Despesas e tem como objetivo auxiliar na visão detalhada do resultado financeiro da empresa no dia-a-dia.

* Disponível Inicial: É o valor do Caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo de Caixa. É formado pelo dinheiro do caixa base mais os saldos bancários disponíveis para saque e aplicações financeiras de curtíssimo prazo e que são equivalentes a dinheiro.

* Total de Entradas: é todo o dinheiro que entra no caixa no período. Corresponde aos recebimentos das vendas realizadas à vista e à prazo, além de outros recebimento, como antecipações, reapresentação de cheques, inadimplência desmobilização e empréstimos.

* Total de saídas: É todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com