TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formacao Academica

Exames: Formacao Academica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento psicológico e suas relações com a educação

A educação parece, por sua vez, estar constantemente à procura de explicações em outras áreas de conhecimento para dar conta do fenômeno educativo, que é um fenômeno extremamente complexo.

No Brasil, o movimento atual na relação Psicologia - Pedagogia poderia ser caracterizado pelo domínio da teoria piagetiana em seu curso de declínio para ceder lugar às teorias sócio – interacionistas, notadamente Vygotsky, acompanha mais recentemente de um incipiente ressurgir de Wallon. Ao mesmo tempo persistem as concepções mais tradicionais da Psicometria e do Behaviorismo.

A cultura vem surgindo como elemento importante na busca de uma solução para o fracasso escolar, na suposição de que, ao considerar-se a cultura que a criança traz e permitir sua expressão em sala de aula.

Uma das questões mais seria para a Educação no Brasil é que sua relação com a Psicologia não surgiu da realidade brasileira. A relação da Psicologia e da Pedagogia na educação brasileira não segue, portanto, o movimento de uma problematização nacional. Outro aspecto problemático refere-se ao próprio conhecimento da Psicologia: muitas vezes o que nos chega como texto original do autor, não o é exatamente.

A Psicologia no Brasil fica assim comprometida pelo predomino notável da Psicologia norte – americana e do acesso à Psicologia soviético mediado pela visão norte – americana.

O Conhecimento Psicológico

A Psicologia tem como objeto o comportamento humano. Para estudá-lo, ela faz recortes, que constituem suas subáreas: ao individuo que aprende corresponde a Psicologia da Aprendizagem; ao individuo que se desenvolve corresponde a Psicologia do Desenvolvimento; ao individuo que se relaciona no grupo, a Psicologia Social; a individuo que se constitui como individualidade, a Psicologia de Personalidade, e assim por diante.

“A Psicologia, com a entende o behaviorista, é um ramo das ciências naturais, puramente experimentais e objetivo. Seu objetivo teórico é a predição e o controle do comportamento” (Watson 1913).

Segundo os preceitos behavioristas, a aprendizagem ocorre por condicionamento operante e clássico, sendo que alguns comportamentos são mais facilmente adquiridos pelos primeiro tipo de condicionamento e outro pelo segundo. Uma ideia inconsciente é uma ideia que não é obvia para o sujeito e é, portanto, não relevante para a analise funcional e cientifica do comportamento.

A Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos se desenvolve em três fases, segundo Legrand (1990). Estas fases seriam, primeiro, a revolução subterrânea ou silenciosa; segundo, a emergência; e, finalmente, a organização. A Psicologia Cognitiva enfatiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com