TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO: A Percepção Dos Alunos De Ciências Contábeis Da Universidade Federal Da Paraíba - UFPB

Dissertações: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO: A Percepção Dos Alunos De Ciências Contábeis Da Universidade Federal Da Paraíba - UFPB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  6.809 Palavras (28 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 28

FORMAÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO: a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Djalmir Gomes dos Santos

Universidade Federal da Paraíba

Valdineide dos Santos Araújo

Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As demandas de mercado têm exigido dos profissionais contábeis a ampliação de suas habilidades e competências para atender de forma eficaz as exigências que se apresentam. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, quanto à formação acadêmica que estão recebendo e a preparação profissional que entendem possuir para ingressar no mercado de trabalho. A pesquisa envolveu 105 alunos que estavam cursando os 7º e 8º períodos diurno, e 9º e 10º períodos noturnos do curso de Ciências Contábeis da UFPB. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário. As variáveis investigadas se relacionam como o perfil do aluno, exigências profissionais em relação às demandas do mercado, competências necessárias e percepção do aluno sobre a formação acadêmica que estão recebendo e sua preparação para ingressar no mercado de trabalho. Observou-se que os alunos, em sua maioria, não participam regularmente de atividades extracurriculares, como congressos, seminários e palestras, também não demonstram grau de concordância total de que estão adquirindo as competências necessárias para ingressar e atuar no mercado, e, de forma mais incisiva, revelam discordância em relação à adequação da grade curricular do curso da UFPB à formação do contador atual. Conclui-se que, a IES deve priorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, valores que assegure aos estudantes condições de inserção profissional.

Palavras-chave: Ensino superior. Contador. Exigências profissionais. Competências.

1 Introdução

O ensino superior da Contabilidade deve propiciar a construção de um perfil profissional com base na responsabilidade social e na formação técnico-científica através de uma abordagem integrada com outras áreas do conhecimento, favorecendo a formação de profissionais dotados de competências que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, conforme o Parecer CNE/CES 289/2003 e Resolução CNE/CES 10/2004 (BRASIL 2003; 2004).

Assim, de acordo com o Ministério da Educação (BRASIL, 2004), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis devem refletir uma dinâmica que atenda aos diferentes perfis de desempenho continuamente exigidos pela sociedade diante da heterogeneidade das mudanças sociais sempre acompanhadas de novas e mais sofisticadas tecnologias. Esse cenário requer contínuas revisões do Projeto Pedagógico de um curso para que ele “[...] se constitua a caixa de ressonância dessas efetivas demandas, através de um profissional adaptável e com a suficiente autonomia intelectual e de conhecimento para que se ajuste sempre às necessidades emergentes” (BRASIL, 2004b, p. 4).

Além disso, Cardoso et al. (2006), já afirmavam que as demandas de mercado têm exigido dos profissionais contábeis a ampliação de suas habilidades e competências para atender de forma eficaz as exigências que se apresentam. Nesse sentido, habilidades pessoais, entendimento do negócio e participação mais ativa nos processos de gestão passaram a integrar o novo perfil do profissional contábil. Isso porque, no transcorrer da história, a contabilidade também ganhou destacada importância no ambiente das organizações, já que a atividade principal do contador é produzir e gerenciar informações aos usuários de contabilidade para auxiliar e conduzir a tomada de decisões (STROEHER; FREITAS, 2008).

Dessa forma, mudanças na cultura contábil são ocasionadas, evidenciando que o contador é peça estratégica e as informações prestadas pela contabilidade são indispensáveis para a tomada de decisões em qualquer empresa. Somado a isso, tem-se ainda o aumento da concorrência por vagas no mercado de trabalho e tem exigido que o profissional de Ciências Contábeis da atualidade torne-se o principal responsável por seu processo formativo, com capacidade para atender demandas cada vez maiores (FISCHBORN; JUNG, 2011).

O número de matrículas no ensino superior tem aumentado anualmente, e o curso de Ciências Contábeis é o quinto curso com o maior número de alunos matriculados no país (TELLES; BARROS, 2012). Em 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), já se encontrava na sexta posição dentre os 10 maiores cursos do país. De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado em 2011 e divulgado pelo INEP, destaca-se o crescimento do número de matriculados na educação superior na região Nordeste, representando 19,8% das matrículas em cursos de graduação presenciais no Brasil. Em 2001 esse percentual era de 15,2% (INEP, 2011; 2013).

Outrossim, as constantes mudanças no mundo dos negócios, influenciadas, sobretudo, pelo avanço das novas tecnologias da informação e da comunicação, tem exigido cada vez mais que o profissional contábil tenha múltiplas habilidades. Nessa direção, a formação em nível superior se apresenta como o elo principal entre o aluno e o mercado de trabalho capaz de propiciar o entendimento do “todo” da organização e das atuais demandas para o ingresso na vida profissional.

Muitas dessas mudanças impactam significativamente a formação acadêmica dos futuros egressos, tanto no que tange às formas de transferência dos conteúdos programáticos, quanto nas suas expectativas de atuação profissional.

Nesse sentido, levanta-se a problemática que delineia esta pesquisa: Qual a percepção dos alunos de Ciências Contábeis a respeito da sua formação acadêmica em relação às exigências do mercado profissional contemporâneo?

Para o deslinde da questão, o objetivo desta pesquisa consistiu em conhecer a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFPB quanto à formação acadêmica que estão recebendo e a preparação profissional que entendem possuir para ingressar no mercado de trabalho.

2 Fundamentação teórica

No Brasil, as IES têm autonomia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com