TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas Deslizantes

Monografias: Formas Deslizantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

As fôrmas são “estruturas provisórias utilizadas para moldar o concreto fresco, resistindo a todas as ações provenientes das cargas variáveis resultantes das pressões do lançamento do concreto fresco até que o concreto se torne autoportante”. (NBR15696:2009). Desenvolvidas para a construção de estruturas verticais de seção constante ou de variação contínua a partir de peças com pouca altura, as fôrmas deslizantes são indicadas principalmente para a construção de silos, reservatórios com altura acima de 5 m, chaminés, poços de elevadores, pilares para edifícios, pontes, barragens e outras obras verticais em concreto.

O sistema é composto basicamente por fôrmas de até 1,20 m de altura e um sistema de içamento que inclui um macaco hidráulico e um barrão de aço, que se apoia na estrutura. A dinâmica de concretagem é rápida e a espera pelo tempo de pega do concreto é Baixo. Passado esse período - cerca de três horas após a concretagem - a fôrma sobe mais 20 cm ou 30 cm e uma nova concretagem é feita. Assim, o ciclo se repete de forma muito mais veloz e em turnos ininterruptos de 24 horas. Isso faz com que as fôrmas deslizantes sejam mais utilizadas em obras com cronogramas apertados.

São inúmeros os benefícios propiciados pela utilização do sistema deslizante:

• O lançamento de concreto, a montagem das armaduras, bem como todas as demais atividades incidentes na camada a ser deslizada são incrementadas, com efetivo ganho de produtividade.

• A eliminação dos reparos. O acabamento, que é feito concomitantemente com o deslizamento da estrutura, elimina os reparos inevitáveis nas concretagens com a utilização de outro tipo de fôrma, além de tornar a estrutura monolítica, sem juntas de concretagem. Esta característica significa não somente a eliminação de materiais de alto custo (Epóxi, etc.) como também uma redução na mão de obra e na necessidade de fachadeiros ou outro tipo de andaimes normalmente utilizados para o processo de reparo de concreto.

• Redução da necessidade dos equipamentos de carga, dos equipamentos para tratamento de juntas de concretagem, além de uma redução na ocorrência de “picos” de concretagem e, por conseguinte uma redução nos equipamentos de produção, transporte e lançamento do concreto.

• Resistência à abrasão bem superior ao concreto enformado com outros tipos de forma.

• Agilidade no cumprimento do cronograma é a sua principal vantagem sobre os demais sistemas de fôrmas.

2 PRESSUPOSTOS/ HIPÓTESES (OPCIONAL)

Hipótese é sinônimo de suposição e premissas. É a tese a ser defendida no trabalho e, por ter tal característica de “possibilidade” de resposta, no final da pesquisa ela poder ser confirmada ou refutada.

É destinada a explicar provisoriamente um problema até que os fatos venham a contradizê-la ou confirmá-la. É uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.

Portanto, de forma muito simples, é a “resposta provisória” para o problema de pesquisa formulado em relação ao tema (apresentado no tópico anterior).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com