TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais inovadores aplicados a engenharia civil

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba

Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC

Engenharia Civil

Guilherme Thiessen Marcondes Leonardo Felipe Zamboni Ribeiro Matheus Henrique Rodrigues da Silva Rafael Tenca de Oliveira

Vitor Miranda Bueno

Materiais inovadores aplicados à construção civil

CURITIBA – PR


DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Materiais inovadores aplicados à construção civil

Trabalho de pesquisa realizada para a disciplina de Metodologia de Pesquisa, referente ao curso de Engenharia Civil, da  Universidade  Tecnológica  Federal do Paraná, campus Curitiba, sob supervisão da Prof.D.Sc Amanda Dalla Rosa Johann.

CURITIBA


Sumário

1.  INTRODUÇÃO...............................................................4

2.  OBJETIVOS...................................................................5

2.1OBJETIVO PRIMÁRIO...................................................5

2.2OBJETIVOS SECUNDÁRIOS........................................5


A construção civil é essencial para a vida humana, é um setor do mercado produtivo que está presente em diversos lugares, posto assim, é uma técnica que constantemente é melhorada e aperfeiçoada. Esta atividade proporciona a geração de empregos e absorve mão de obra qualificada e não qualificada, além disso, gera riquezas para o país como a ampliação do PIB e reduz o déficit habitacional.

Apesar de ser uma atividade com fortes impactos para o PIB, os números de desperdícios na área também são expressivos. Estudos feitos pela Escola politécnica da USP (Universidade de São Paulo), diz que o desperdício de materiais nas obras chegam á 8%, e as perdas financeiras chegam á 30%. Devido esse agravante, a indústria sempre busca materiais e técnicas que possibilitam a diminuição desses números.

A alvenaria convencional é a mais utilizada no Brasil, porém essa técnica é também a mais responsável por desperdícios nas obras. Diversos materiais podem substitui-lo, como a alvenaria auto portante, bloco estrutural, steel frame, tijolo ecológico, entre outros, portanto existe certo tipo de preconceito sobre esses materiais.

A mão de obra qualificada, o custo mais elevado em relação às alvenarias tradicionais e a falta de conhecimento são empecilhos para os materiais inovadores se consolidarem no mercado, tendo uma maior utilização. Comparando os sistemas construtivos e visando a necessidade da redução de desperdício nas obras, os materiais inovadores são  capazes de  reduzir o tempo de execução, assim como reduzir os desperdícios nas obras, porém o custo é mais elevado, necessitando de uma relação entre custo e beneficio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com