TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formatação Da Petição Inicial

Artigo: Formatação Da Petição Inicial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  4.335 Visualizações

Página 1 de 2

A estética e a escrita de acordo com o padrão culto da língua portuguesa são importantes no momento da redação da petição. Escrever bem e correto não significa redigir uma petição utilizando palavras difíceis e incompreensíveis. O ideal é que o juiz tenha interesse em ler sua petição até o final, portanto:

Evite abreviaturas - Prefira sempre a escrita por extenso. Por exemplo, use "Vossa Excelência" ao invés de "V. Exa.".

Não faça inversões de períodos - As inversões confundem o leitor, no caso, o juiz e, por isso, podem até trazer um resultado indesejado. No lugar de "Vale ressaltar, de vários fatores alheios a pessoa do Requerente depende o sucesso do evento", use: "Vale ressaltar, que o sucesso do evento depende de vários fatores alheios a pessoa do Requerente".

Evite citação excessiva de expressões em latim - Utilize apenas expressões em latim que são mais conhecidas no mundo jurídico que suas próprias traduções em português como, por exemplo, fumus boni juris e periculum in mora.

Cuidado com erros ortográficos ou gramaticais - Sempre que estiver em dúvida, consulte um bom dicionário.

Abuse dos tópicos frasais – são a melhor forma de expressar diretamente a idéia sustentada pelo subscritor.

Evite frases longas – de nada adianta uma linguagem clara se ela for inserida em texto com sentenças muito longas, permitindo que o leitor “se perca” na idéia e no contexto. Frases curtas, a exemplo dos referidos tópicos frasais, são mais facilmente compreendidas. Além disso, o aspecto formal reclama observância a certas regras simples mas de grande resultado prático no aspecto visual de sua peça. Considere, então:

Linhas – espaço 1,2; Margens – 3 cm acima; 3,5 cm à esquerda (o correto são apenas 3 cm, mas como há a perfuração para autuação, recomenda-se este acréscimo); e 2 cm à direita e abaixo;

Parágrafo – espaço 1,5 (recomendado) ou, no máximo, 2, entre parágrafos;

Tabulação para parágrafos – 2 cm;

Papel – tamanho A4. Fonte – pelo menos 'Arial' 12 ou 'Times New Roman' 14 (nunca inferior);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com