TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Continuada

Trabalho Universitário: Formação Continuada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE UNOPAR

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

LAURA

INTERVENÇÕES E ADAPTAÇÕES CURRICULARES

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ALTO GARÇAS - MT

2013

INTRODUÇÃO

A formação continuada é o aprimoramento profissional do pessoal docente, técnico e administrativo no próprio contexto de trabalho, de modo que a própria escola seja um lugar de formação profissional que leve a mudanças pessoais e profissionais.

O grande desafio para os que se empenham em desenvolver uma educação de qualidade é fazer da escola um espaço de pesquisa, de construção e reconstrução do conhecimento.

Todo intelectual deve ter compromisso com a pesquisa e posicionamento político buscando um novo olhar na construção de alternativas viáveis aos problemas políticos econômicos, culturais e ambientais. Para isso, são necessárias reflexões, investigações e lutas.

O desenvolvimento profissional como eixo de formação continuada de professores precisa articular-se ao mesmo tempo com desenvolvimento pessoal e organizacional. Esse desenvolvimento diz respeito aos investimentos pessoais no seu próprio processo de formação diante de um trabalho crítico reflexivo sobre o seu trabalho e a reconstrução de sua identidade pessoal que resulta nos saberes da experiência.

Segundo Libâneo (2004), como se trata de compreender a escola como organização educativa, em que se educa não apenas nas salas de aula, mas também em outras instâncias escolares como as instalações físicas (prédio, equipamento), as condições materiais, a conduta de professores e funcionários da secretaria, a limpeza e conservação, entre outros, as ações de desenvolvimento profissional não podem estar separadas das práticas de gestão e da cultura organizacional.

É necessário que o professor identifique suas necessidades para promover ações de desenvolvimento profissional. Isso pode acontecer por meio de reuniões, encontros de estudo e de aprimoramento profissional.

Partindo deste contexto a escola promove momentos de análise e de reflexão sobre as orientações pedagógicas e as práticas docentes em seu contexto concreto por meio de troca de experiências e da cooperação de todos os professores.

É sabido, portanto que a escola percebe como necessidade primordial, também a formação de funcionários da secretaria, cozinha, limpeza e conservação por serem estes parceiros na educação. Essa formação deve contemplar conteúdos que possibilitem reflexões proporcionando conhecimentos da área de atuação específica e também de sua formação pessoal.

REFERENCIAL TEÓRICO

A educação brasileira, de acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, deve ser ministrada de forma que vise ao desenvolvimento integral da pessoa humana, permitindo-lhe o exercício da cidadania e estar apto para se adequar ao mundo do trabalho. Todos têm o direito à educação e é dever do Estado e da família assegurá-la. (BRASIL, 1989, p. 99)

Nesse novo milênio caracterizado por aspectos políticos, econômicos e sociais, como visão de globalização, acontecem evoluções tecnológicas, que trazem novas exigências para a vida em sociedade.

O cidadão enquanto parte integrante da sociedade necessita de formação ampla que o possibilite acompanhar a velocidade das mudanças, compreender as diversidades, e entender a importância do conhecimento que lhe garanta o seu espaço e atuação na sociedade.

De acordo com o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 os objetivos do Ensino fundamental são:

“O Ensino Fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores; - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social”. (BRASIL, 1997, p.57-58)

Diante destes objetivos a formação acadêmica deve contemplar uma educação em que os educando tornem-se aprendizes pelo resto da vida, e que vivam no mundo como adultos dignos com respeito por si mesmo e pelos outros, apaixonados e dispostos a correr riscos a colaborar e a partilhar.

É interessante também que consigam pensar com autonomia e independência e sejam capazes de se importar com a vida, com eles mesmos, com a comunidade, com o meio ambiente e com o planeta. Sabendo usar bem os recursos do meio em que vivem, tendo competências básicas no crescimento, na compreensão e receptividade para as manifestações humanas.

A escola deve formar o cidadão para que seja crítico, criativo, desafiador e competente. Isso tudo implica numa educação que vise não só os valores econômicos, políticos e sociais, mas também, os valores humanos. É a educação para a cidadania.

A educação básica deve preparar para a vida, ser um contínuo exercício de aprendizagem que possibilite um conhecimento amplo que o faça participar ativamente da construção coletiva da sociedade.

A concepção que o professor tem sobre leitura vai influenciar, direta ou indiretamente, a sua ação pedagógica, em termos didáticos, como exprime Silva (1986). Dessa maneira, a formação dos educadores gera resultados na prática pedagógica, principalmente no que se refere à sua concepção de leitura e ao seu critério de escolha do texto a ser lido para e pelos educandos (através de figuras). Pois como já dissemos um dos fatores que pode facilitar o desenvolvimento de leitores críticos é a escolha do texto/ história.

Convém mencionar que desde a alfabetização tornou-se tarefa da escola, as cartilhas converterem-se nos livros mais autorizados à consecução daquela meta. A cartilha tem todas as características do livro didático. Possui a finalidade de apresentar ao leitor letras na sequencia em que o alfabeto as ordena e na variedade de suas diferentes formas gráficas. E a preocupação com a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com