TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação E Prática Do Educador

Artigo: Formação E Prática Do Educador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Formação e prática do educador

 3.1 Concepções do EJA no século XX :Dois métodos marcaram e século XX, a concepção instrumental de educação e a concepção dialógica ou crítica no processo pedagógico no EJA.

Método tradicional é a educação como transmissão de conteúdo, tem o predomínio da metodologia expositiva, tem como técnica a oralidade, escrita e leitura. Os alunos tem alfabetização de adultos semelhantes a educação das crianças.

Método dialógico é a educação que aproxima o aluno de professor e busca a interação entre o mundo, sua metodologia se caracteriza pela problematização do conteúdo escolares em relação ao modo de vida.

A articulação entre a pratica e a teria é essencial na formação de educador do EJA.

O analfabetismo foi tratado como em mal que assolava a sociedade e que precisava ser erradicada, a alfabetização de adultos era uma aquisição de um sistema de código alfabético, tinha como objetivo ensinar à população a leitura e a escrita, para que os colonos pudessem seguir as instruções da corte, os indígenas fossem catequizados e os trabalhadores executar as tarefas.

 3.2 Formações do educador e pratica na EJA: Os professores atuantes de Educação de jovens e adultos têm o início da sua carreira profissional nos anos iniciais. Assim não há uma formação especifica para o professor dessa modalidade. São ofertadas para esses professores vários cursos para a formação continuada oferecidas pelas instituições de ensino, principalmente nos cursos de pós graduação e outros pela própria escola. Os cursos são o acúmulo de conteúdos e nem sempre são vinculados com a prática, o que faz que não seja colocado em prática no decorrer do trabalho. Para a formação tornar-se eficiente e com um resultado satisfatório o professor deverá colocar em prática tudo o que foi lhe ensinado o fazer pedagógico e essencial no processo de aprendizagem.

Por isso, a formação, não e somente cursos, mas sim a forma de estabelecer relação entre a ação e a reflexão, deve ser uma continuidade para a reflexão crítica, com isso o professor de educação de jovens e adultos passa a compreender a qualidade da educação básica. No papel de educador de adultos, deverá perceber que todas as categorias são importantes para a construção do perfil de um professor preparado para atender as especificidades de cada estudante. Com a realização das análises das questões históricas percebe-se houve um grande avanço na formação dos professores e fica evidente que exige um conhecimento específico. A formação deveria basear-se em conhecimentos, para compreensão sobre a formação dos professores da EJA. Para tanto, no próximo capítulo, contemplar-se-á aspectos específicos da formação dos professores de EJA.

 3.3 Saberes necessários do educador da EJA: Sabemos também que o melhor método de ensinar é aquele que atenda às necessidades destes alunos, onde exista uma preocupação maior em desenvolver o potencial específico de cada um, que leve em consideração as suas características individuais, utilizando-se de procedimentos, técnicas e metodologias educacionais que possam figurar como colaboradoras no processo de aprendizagem, conduzindo-os a plenas condições de igualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com