TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de professores: pensar e fazer

Artigo: Formação de professores: pensar e fazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Formação de professores: pensar e fazer

A formação de professores representa um dos muitos problemas apontados no debate sobre a escola pública no Brasil. Há quase uma década, os pensadores envolvidos com a educação vêm destacando a má formação profissional dos professores. E interessante porque os temas entram em debate, não se sabe muito bem como e nem por que, e vão se sucedendo um a um até ficarem gastos. Nos últimos anos assistimos a este movimento com relação a alguns temas. Primeiro foi a vez do tecnicismo na educação; depois veio a democratização da escola; em seguida o fracasso escolar; e agora é a vez da formação de professores.

À medida que um tema é escolhido passa a ser tratado até a exaustão e será substituído por outro sem que se tenha esgotado ou provocado mudanças na situação da educação e da escola. Entre o que se estuda e o que se consegue transformar, há uma distância muito grande. Fica-me então uma indagação: estaremos nós, na educação, investigando profundamente os temas que elegemos como prioritários ou com legítimos? Se estamos, por que não conseguimos interferir nos rumos da transformação efetiva da educação, de seus agentes e suas instituição?

Uma pista que se apresenta ante essas indagações aponta para a possibilidade de estarmos fazendo estudos e análises segmentados, que não se aprofundam pela troca fecunda de idéias entre grupos de diferentes áreas que se interessam pela pesquisa em educação. Outra possibilidade está ligada à sedução exercida sobre os pesquisadores pelos chamados temas novos ou palpitantes, que se apresentam como a última descoberta apta a solucionar os graves problemas vividos no campo da educação.

Ao tomar contato com esta coletânea organizada pela professora Nilda Alves, a primeira sensação que tenho é de que os autores, que participam com seus artigos neste livro, configuram-se num grupo buscando trocar idéias, debater assuntos correlatos. Todos os textos publicados nesta obra são apresentados como anotações ou subsídios para debate. Aparece, pois, neste trabalho, uma tentativa de aprofundamento do tema, e mais do que isso, um convite ao estudo e a discussões com seus pares.

Os cinco artigos que compõem esta coletânea envolvem desde reflexões teóricas sobre os desdobramentos propostos pela sociedade contemporânea para sua própria organização, até relato de experiências novas com vista a uma formação mais adequada dos professores Freitas, preocupado com a formação do educador, procura respostas para as demandas oferecidas pela nova organização do trabalho, configurada hoje, na percepção do autor, em uma nova forma de exploração do trabalhador. Seu texto gira em torno dos problemas colocados pela nova divisão internacional do trabalho e, dos conhecimentos que estariam sendo necessários para que o trabalhador saia da escola com melhores con

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com