TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação dos grupos

Tese: Formação dos grupos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3.

Formação dos grupos. Sua transformação em equipe. Da equipe: tipos, desenvolvimento e atuação. Organização: seu conceito e relevância. Liderança. A ética em um mundo Competitivo.

A princípio para termos um trabalho eficaz e satisfatório temos que diferenciar certos cargos. Um exemplo importante é a diferença entre um líder e um administrador. Segundo Robbins, a liderança é definida como a capacidade de influenciar pessoas a alcançar determinados objetivos. Na administração temos a ausência de um líder e de um administrador eficaz, a ausência de uma boa comunicação também interfere muito na atuação do líder que tem como “obrigação” se fazer entender. Entre um líder e um subordinado é necessário que ocorra um grau de confiança credibilidade e respeito uns com os outros. É exatamente o que falta na figura. A tarefa foi mal estruturada, o grau de procedimento estabelecido não foi eficaz por várias razões e com isso o líder tende tomar decisões nem sempre satisfatórias como, por exemplo, a aplicação de punições. Com isso muitas vezes ele fica com uma imagem não muito positiva por alguns colaboradores.

Falha

na comunicação – boa comunicação resulta em eficácia em grupos e organizações; onde a falta de comunicação é a fonte mais freqüente de conflitos interpessoais. Comunicação é mais do que transmitir um significado, ela precisa ser compreendida. Na imagem percebe-se que há um líder para aquele grupo de trabalho e que provavelmente o meio de comunicação foi oral, mas teoricamente quanto maior o numero de receptores da informação maior a probabilidade de distorção do que foi dito. Comunicação perfeita é inatingível, mas chega mais perto do resultado quando os receptores compreendem a ordem mandada e as executam da melhor maneira possível.

Criando equipes eficazes: As equipes se diferenciam quanto a sua forma e estrutura. Para obter-se uma equipe eficaz é necessário partir do principio de que os componentes das equipes sempre preferem o trabalho individual e para tornar a equipe eficaz, existem os componentes básicos que foram divididos em três categorias, as influências contextuais, a composição da equipe e as variáveis do processo, que acontecem na equipe e interferem na sua eficácia. Essas categorias foram divididas em subcategorias que são contexto, composição e processo.

Segundo Robbins, contexto são recursos adequados, liderança e a estrutura, clima de confiança, sistema de avaliação de desempenho e recompensas. Composição é a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com