TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forum De Economia

Ensaios: Forum De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Boa noite!

Tipos de mercados .

Monopólio - Um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante - (A prospecção de petróleo no Brasil através da Petrobrás ou a White Martins, por ser maior e ter uma melhor capacidade logística no ramo de gases industriais é a única capaz de atender a cidades do interior).

Oligopólio - Poucos ofertantes e vários demandantes (ou Duopólio quando há apenas dois ofertantes, expressão quase não é utilizada), frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre os preços. Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas. A diferença prática em relação ao monopólio é uma maior dificuldade quanto a combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de carteis e/ou divisão do mercado é maior e até certo ponto comum - (Mercado de gases industriais, telefonia móvel e fixa, são bons exemplos).

Concorrência Perfeita ou Competição Pura - Vários ofertantes e vários demandantes. É quando cada firma supõe que o preço de mercado será independentemente do seu nível de produto, Portanto num mercado competitivo cada firma tem que se preocupar apenas com a quantidade de produto que ela deseja produzir. Qualquer quantidade por ela produzida só pode ser vendida a um preço: o preço vigente no mercado. É a melhor estruturação de mercado, pois retira das mãos de ofertantes e demandantes a determinação dos preços .

Monopsônio - Vários ofertantes um demandante. A análise é semelhante ao do monpólio mas com a idéia invertida, obviamente. No entanto, na prática o demandante estipula um preço máximo para compra do produto em questão - (imagine produtores de leite localizados ao redor de um laticínio).

A produtividade média de um fator (PMe) é calculada como o quociente entre a quantidade produzida (q) e a quantidade utilizada do fator em questão (x). Algebricamente:.

A produtividade marginal de um fator (PMg) é calculada como o quociente entre a variação na quantidade produzida (q) e a variação na quantidade utilizada do fator em questão (x). Alternativamente, podemos pensar na produtividade marginal de um fator i como sendo a derivada da função.

Definição de economia: A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com