TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forum II Metodologia Cientifica

Trabalho Universitário: Forum II Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 8

Prezado Professor,

Segue resolução das questões do Fórum ____________________________________________________________________________

Parte I

Questão 1:

A estrutura do trabalho científico é formada por elementos pós-textuais, elementos textuais e elementos pré-textuais.

Questão 2:

Elementos pós-textuais (índice anexos apêndices e glossário);

Elementos textuais (referências, conclusão, desenvolvimento, introdução e sumário);

Elementos pré-textuais (lista de símbolos, lista de abreviaturas e siglas, lista de tabelas, lista de ilustrações, abstract, resumo, epígrafe, agradecimentos, dedicatórias, folha de aprovação, errata, ficha catalográfica, folha de rosto, lombada, fonte).

Questão 3:

Elementos obrigatórios:

• Capa

• Folha de rosto

• Folha de aprovação

• Resumo na língua vernácula

• Resumo na língua estrangeira

• Sumário

CAPA

A capa, elemento obrigatório que identifica o trabalho, deve conter as informações na ordem estabelecida pela NBR 14724, entretanto, por uma questão de praticidade, usaremos os elementos identificadores na seguinte ordem:

• Nome da Universidade: localizado na margem superior, centralizado, letras maiúsculas, fonte 16 e em negrito.

• Nome do curso: logo abaixo do nome da Universidade, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16 e em negrito.

• Título do trabalho: em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16, negrito.

• Nome(s) do(s) autor(es): nome e sobrenome do(s) autor(es), em ordem alfabética, em letras maiúsculas, centralizado, (considerando o alinhamento horizontal), fonte 14 e em negrito.

• Local e ano: nas duas últimas linhas da folha, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 12 e em negrito.

Tais elementos devem ser distribuídos de maneira eqüidistantes na folha.

FOLHA DE ROSTO

A Folha de Rosto, elemento obrigatório, é a repetição da capa com a descrição da natureza e objetivo do trabalho, portanto, contém detalhes da identificação do trabalho na mesma ordem.

• Natureza e objetivo do trabalho: trata-se de uma nota explicativa de referência ao texto. Deve ser impresso em espaço simples, fonte 10 e com o texto alinhado a partir da margem direita.

FOLHA DE APROVAÇÃO

Esta folha deve ser impressa, a partir da metade da página. Grafado em letras maiúsculas, fonte 12, em negrito, BANCA EXAMINADORA. Abaixo desta, imprimir quatro linhas para as assinaturas dos membros da banca examinadora.

É utilizado como elemento obrigatório nos trabalhos que são avaliados por bancas, como por exemplo, nos TCCs.

DEDICATÓRIA

Esta é a folha em que o(s) autor(es) dedica(m) o trabalho e/ou faz(em) uma citação ou ainda, presta(m) uma homenagem. É um elemento opcional, porém, se utilizada, o texto é impresso em itálico, fonte 10, na parte inferior da folha, à direita e a folha é encabeçada pela palavra "Dedicatória", centralizado, em letras maiúsculas, fonte 14, em negrito.

AGRADECIMENTOS

Esta folha é opcional. Quando utilizada deve privilegiar, àqueles que merecem destaque por sua contribuição ao trabalho. Desse modo, agradecimentos e contribuições rotineiras, não são, em geral, destacados.

Esta folha é encabeçada pela palavra AGRADECIMENTO, em letras maiúsculas, centralizada, fonte tamanho 14, em negrito. Em geral inclui agradecimentos: ao coordenador e/ou orientador, professores, instituições, empresas e/ou pessoas que colaboraram de forma especial na elaboração do trabalho.

O texto é composto utilizando-se a fonte tamanho12.

RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA

É a condensação do trabalho, enfatizando-se seus pontos mais relevantes de modo a passar ao leitor uma idéia completa do teor do trabalho. Deve ser desenvolvido, apresentando de forma clara, concisa e objetiva, a informação referente aos objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho. O título RESUMO deve estar centralizado, letras maiúsculas, fonte 14, em negrito.

O texto será apresentado três espaços abaixo do título, em espaço simples entrelinhas, sem parágrafo. O resumo deverá conter entre 200 e 500 palavras. É redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa e não deve incluir citações bibliográficas.

É um elemento obrigatório e deverá conter também as palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave ou descritores.

Quando utilizado em Anais de Congressos, Seminários etc, deverá constar, obrigatoriamente, na parte superior da folha e centralizado: título do trabalho, nome completo dos autores, do orientador e da instituição a que pertencem.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O resumo deve ser, necessariamente, apresentado em pelo menos, mais um idioma além do original utilizado na língua vernácula. Deste modo, temos: em inglês ABSTRACT, em espanhol RESUMEN, em francês RÈSUMÉ, por exemplo; é apresentado em página separada.

Nos TCC's, trata-se de um elemento obrigatório.

SUMÁRIO

Elemento obrigatório, constituído pela enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no seu desenvolvimento, ou seja, deve conter exatamente os mesmos títulos, subtítulos que constam no trabalho e as respectivas páginas em que aparecem.

O título SUMÁRIO deve estar em letras maiúsculas, fonte 14, centralizado e em negrito. Após três espaços, serão grafados os capítulos, títulos, itens e/ou subitens, conforme aparecem no corpo do texto.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

É um elemento opcional que se destina a identificar os elementos gráficos, na ordem em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com