TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frank Lloyd Wright

Exames: Frank Lloyd Wright. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Frank Lloyd Wright

Nascido em Richland Center, uma pequena cidade agrícola de Winsconsin – EUA, em 08 de junho de 1867, Frank Lloyd Wright. Sua mãe, Anna Lloyd Jones, era professora e seu pai, Willian Wright, era músico, pastor e advogado. Em 1870, a família de Wright muda-se para Weymouth, Massachusetts, por motivos de trabalho. Em 1876, Anna Lloyd, em visita a uma exposição de materiais educativos, conhece os blocos educacionais criados por Friedrich Froebel, que eram a base de uma nova teoria pedagógica voltada para a educação infantil.

Sua mãe, de personalidade determinada, era uma mulher ambiciosa e envolvente, que sublimava as frustrações de seu casamento mal-sucedido no estímulo ao filho. Teve grande influência na formação de Wright. Ele adotou sobrenome materno Lloyd ainda adolescente, quando seus pais se divorciaram e, em sua autobiografia, creditou a ela a fixação dos rumos que tomou em sua vida, legando que Anna lhe contara de uma premonição tida quando grávida: seu filho viria a ser um grande arquiteto.

Os blocos de Froebel eram constituídos por formas geométricas que podiam ser montadas a partir de várias combinações em composições tridimensionais. Em sua biografia, Frank Lloyd Wright menciona a importância desde jogo na formação de sua visão espacial, podendo mesmo tal composição geométrica vislumbrada em toda sua obra.

Após alguns anos, a família Wright se estabeleceu em Madison, Wisconsin. Em 1881, os pais de Wright se separaram. Após 1885, data de homologação do divórcio, Frank LLoyd Wright, segundo conta em sua biografia, nunca mais teve contato com o pai.

Cursou todo o segundo grau em Madison (Winsonsin) e foi admitido na Universidade de Wisconsin como estudante especial em 1886, pois, não há evidências de que ele tenha terminado o segundo grau. No meio acadêmico foi membro de uma fraternidade e estagiou na área de engenharia civil. Em 1887, Wright deixa a universidade, antes de sua graduação. Mudou-se para Chicago, cidade esta em fase de reconstrução devido a um grande incêndio em 1871, e foi trabalhar no escritório de arquitetura de Joseph Lyman Silsbee. Após um ano, entra para a empresa Adler e Sullivan, como aprendiz de Louis Sullivan, um dos pioneiros na construção de arranha-céus.

A despeito de sua falta de experiência, foi conduzido a assistente de Louis Sullivan. Ali iniciava-se uma das mais enriquecedoras experiências da longa vida de Wright. Embora mais tarde viesse a separação, Wright sempre reconheceu Sullivan como um professor exemplar, referindo-se a ele como seu Lieber Miester ou “Mestre Querido”. Aos 2 anos (1889) casou-se com Catherine Lee Tobin filha de um rico homem de negócios, com quem teve seis filhos e construiu uma casa no subúrbio de Chicago, conhecida como Casa e Estúdio de Frank Lloyd Wright. Seu casamento lhe rendeu status social, tornando-se conhecido pela sociedade americana. A partir de 1890, torna-se responsável pela área de projetos residenciais desta empresa. Em 1893, deixou a empresa ao ser descoberto que Wright aceitava encomendas particulares de projetos para completar a renda da família.

A carreira solo de Wright começou abruptamente em 1893, quando Sullivan o despediu por pegar projetos por fora. Construindo às pressas um estúdio em casa, Wright aceitou encomendas de milionários de Chicago, que fugiam dos famosos ventos gelados da cidade em direção ao verde tranqüilo de Oak Park. Após sua saída da Adler e Sullivan, Wright estabeleceu seu escritório em sua própria casa, formado por um grupo de projetistas arquitetônicos. Até 1901, o escritório de Wright já havia terminado aproximadamente 50 projetos, incluindo muitas casas na Oak Park Avenue (Chicago). Em 1904 desenha o edifício Larkin Building (Nova Iorque), e, em 1906, o Unity Temple (Oak Park). Em meados de 1909, Frank Lloyd Wright se separa de sua esposa e passa um ano na Europa com Mamah Cheney, que abandonou seu marido e duas filhas para viver com Wright, tornando-se mais tarde sua segunda esposa. Wright já era então famoso: imensamente fecundo, seus edifícios atraindo amplo interesse, clientes pulavam, ele ganhava bem. Mas estava entediado e, em 1909, jogou tudo para o alto, abandonou a mulher e os seis filhos por Mamah Cheney, uma feminista de opiniões independentes, mulher de um cliente e vizinho. A sociedade de Chicago escandalizou-se e os dois fugiram para a Europa. Assim começaram longos anos de isolamento. O casal viaja por toda a Europa e Wright entrou em contato com os estilos das regiões que percorreu. Em 1916, visita o Japão onde desenha o Hotel Imperial.

Em 1911, o arquiteto, sem dinheiro, volta aos EUA. Sem clientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com