TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Freelance em Grandes Empresas

Projeto de pesquisa: Freelancers Freelance em Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

PETROLINA

2013

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

01- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

-As organizações como IBM são transnacionais, que procuram redução de custos (mão-de-obra, impostos, acessos a financiamentos), obedece a lógica do capitalismo. Essas empresas têm o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem o mercado com seus serviços e produtos. Por se tratar de empresas grandes, com filiais em vários lugares, são mais flexíveis com relação a empregados temporários, com leis pouco rígidas. Estas organizações procuram sempre inovar para se manter no mercado, o que as diferenciam das organizações burocráticas que seguem uma lógica estatal, zelam pela ordem da sociedade, o funcionamento da empresa é definido em regras e regulamentos escritos, as regras são rígidas, a regulamentação é estável e sofre poucas alterações ao longo do tempo.

02-Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

- A IBM produzia apenas máquinas de calcular e de escrever, com o tempo passou a ser a pioneira do setor eletrônico, produzindo grandes computadores, mas com o avanço da tecnologia, declinou. Ela adotou uma estratégia diferente, produzindo somente software. Pensando no futuro da empresa os gestores reformularam o modelo de negócio e de gestão para atingir metas e ocupar lugar de destaque no setor. Passou a ter foco nos serviços de integração da sua linha de produtos, dando ênfase em soluções de maior valor agregado, desenvolvendo um portfólio atualizado, com foco em serviços, softwares e soluções integradas, buscou adaptar-se ao mercado. A estrutura da Google promove a transparência, seus funcionários têm liberdade para discutir abertamente sobre seus objetivos e como alcançá-los. A empresa acredita que é possível usando uma visão compartilhada por todos. Uma política aberta, que acaba atraindo muitas pessoas talentosas. Ela permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. O Facebook assim como a Google incentiva seus colaboradores, eles tem liberdade para resolver seus problemas e com essa flexibilidade vão produzir mais, vão desenvolver suas criatividades com mais desprendimentos, a empresa dá autonomia e aplica responsabilidade pensando nos dois lados, que poderiam até a ser comparadas com a Teoria Cientifica onde busca-se resultados no intuito de garantir o melhor benefício aos sistemas produtivos.

03- A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

- Com base no texto verifica-se que os itens A, B e C são discursos de dados estatísticos por se tratar de índices percentuais. Quanto aos itens D e E tratam-se de discursos diretos uma vez que os autores usam “aspas” para dar credibilidade e ausentar-se da responsabilidade do que está enunciando.

04- O texto apresenta o que ele afirma se “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para as empresas, restringindo-se a um ultimo parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

-Não faça uma simples lista das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

- Indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com