TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Lenz

Exames: Lei De Lenz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Lei de Lenz

A Lei de Lenz é dita correta quando apresentada nesta forma: “o sentido da corrente é

o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem”. Esta lei foi estabelecida pelo físico russo Heinrich E. Lenz. Quando há uma geração de eletricidade ocorre um campo magnético, e esse campo magnético cria um fluxo indutivo. Se houver diminuição do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com o mesmo sentido do fluxo.

Esse fluxo indutivo é a verdadeira força que atuará sobre o anel de alumínio. Ao passar esse fluxo pelo anel ele o induz de uma certa forma que o deixa com uma carga de mesmo sentido da força que gera o fluxo, assim repelindo-os.

Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

Tendo como exemplo uma espira circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e "entrando" na tela. Dependendo da movimentação dada à espira, ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada:

• Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário.

• Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário.

• Com a variaçao do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma corrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular.

De acordo com os estudos de Michael Faraday, a variação do fluxo magnético próximo a um condutor cria uma diferença de potencial induzida nesse mesmo condutor, tal a gerar uma corrente - denominada corrente induzida - que cria um fluxo magnético oposto à variação do fluxo inicial. Não havendo variação do fluxo magnético, não há a ocorrência de uma corrente induzida. Esta variação pode acontecer:

• Com um campo magnético constante:

• afastamento do condutor ou da fonte magnética (diminuição do fluxo);

• aproximação do condutor ou da fonte magnética (aumento do fluxo);

• variação da área da espira;

• giro da espira.

• Com a variação do campo magnético da fonte magnética.

A indução eletromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores elétricos e a maioria das demais máquinas elétricas. A corrente elétrica gerada é diretamente proporcional ao fluxo magnético que atravessa o circuito na unidade de tempo.

A lei de Lenz é lei derivada do princípio de conservação da energia. Ao aproximarmos um polo norte de um ímã a uma espira, o fluxo iria aumentar se a corrente que surgisse fosse no sentido horário (aumentando ainda mais o fluxo magnético). Este fato, pois, criaria energia "do nada", violando, assim, o princípio fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com