TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Monografias: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 6

a) Froebel além de criar o primeiro jardim da infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Como podemos analisar Froebel teve uma grande iniciativa de criar para as crianças o jardim de infância e mostrar ao mundo a importância de se aprender brincando. E analisamos que o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas que Froebel menciona em seus relatos as etapas são: a infância, a meninice, a puberdade e a mocidade todos têm a sua importância para o desenvolvimento e criação do currículo do ser humano. O artigo fala sobre a importância das praticas educacionais tendo o apoio da escola e do educador, o educador carrega a responsabilidade de mostrar as crianças como o mundo pode ser explorado de varias maneiras e através das brincadeiras e dando a atenção que a criança precisa para o seu desenvolvimento físico e mental. Froebel enfatiza a importância das atividades lúdicas e também a relação da família durante esse processo que a criança esta passando. No artigo mostra com mais clareza que o processo de desenvolvimento é otimizado através do aprendizado e que a presença de outras pessoas ou colaboradores, neste caso refere se aos professores é muito importante, pois a escola tem o papel essencial no desenvolvimento de todos os indivíduos. O professor também e a peça principal para esse acontecimento, pois ele e o planejador, observador e o provedor de matérias e momentos para tudo isso acontecer de forma segura e confortável para os pequenos durante seu processo de formação de currículo. O individuo deve crescer e aprender a ser independente e aprender a desenvolver suas habilidades, criatividades e explorar o mundo de uma maneira única que somente ele enxergue e que tenha a mente aberta o suficiente para ensinar a outras pessoas e mostrar o mundo da forma que ele esta enxergando e para tudo isso acontecer, todo individuo dever ter a experiência de vivenciar o “Jardim da Infância”, pois e a peça principal para o desenvolvimento de cada ser humano.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

Sim, existem diferenças entre a educação positivista e a educação socialista. A educação positivista era um conceito com vários significados envolvendo tanto perspectivas filosóficas e cientificas do século XIX quanto outros do século XX.

Essa educação se baseia em fatos reias e na experiência e essa educação não admitia dúvidas. Quem começou com essa educação positivista foi o August Comte e o positivismo surgiu da crise social, moral no fim da idade média e do nascimento da sociedade industrial que foi no período de (1789-1799).

Ele analisava fenômenos humanos e da ciência e ele acreditava que na educação existia três etapas importantes, Infância, adolescência e a idade madura. E ele tinha consigo alguns colaboradores Herbert Spencer e o John Stuart Mil que eram filósofos. Durando o estudo percebesse que a educação positivista e caracterizada pela maturidade da humanidade e nela não se admitia ensinos leigos e duvidas. Já a educação socialista tratava a pedagogia de uma forma política, que defendia a visão da educação universal e politécnica. Nesta educação socialista tinha os principais pedagogos: Pertalozzi, Froebel e Herbart esses pedagogos defendiam a opinião que os alunos deveriam ser espontâneos e que isso dependia do mestre (Professor) a estimular e desenvolver essa espontaneidade e acreditavam que tudo isso começaria na infância. Neste mesmo período foi criando pelo Froebel o primeiro jardim da infância, um lugar onde a criança poderia aprender brincando com esses filósofos acreditavam, e mostraram como era importante o relacionamento da criança com outras pessoas e com a família. Os filósofos acreditavam que os primeiros anos de vida das crianças são a base para a evolução do homem e criação de seu currículo.

c) Temos, no período do iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

A nossa educação foi desenvolvi através da religião e da política no começo entendemos que o controle da educação estava com a igreja católica e ela usava para resgatar novos fieis que a igreja perdeu com a chegada dos protestantes. Depois de um período a igreja perde esse controle para a política, os filósofos vê a educação de um foco diferente, eles enxergam o desenvolvimento do ser humana. John Dewey era um filosofo pedagogo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com