TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel E A Importância Da Educação Através Do Brincar

Monografias: Froebel E A Importância Da Educação Através Do Brincar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

– UNIDADE II –

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

– UNIDADE II –

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO

Trabalho entregue online para obtenção de nota na disciplina história da educação – unidade II - AP_II – atividade de aprofundamento.

Froebel e a importância da educação através do brincar

Segundo Froebel o brincar e a ludicidade é importante para a criança estimular o desenvolvimento sensório-motor e inventar métodos, aperfeiçoando suas habilidades.

No texto “a perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola”, são vários os seguidores de Froebel que expõem seus ideais sobre o brincar. Não que o brincar seja a única possibilidade de desenvolvimento, mas é necessário que haja espaço, reprodução do que existe no cotidiano, rotina e períodos, materiais variados e criações imaginárias. Tendo assim métodos para que sejam levados à capacidade de humanização, desenvolvendo suas habilidades.

A educação positivista e socialista

A educação positivista e a educação socialista se divergem, pois no positivismo, o filósofo francês Auguste Comte priorizava a ideia de que a confiança do homem estava no conhecimento científico e que este era o único capaz de descobrir as leis do universo deixando de lado a teologia e a metafisica, ao passo que, a educação socialista era baseada na capacidade de desenvolver o aprendizado em conjunto com as relações humanas e politicas, conhecendo a si mesmo e sendo capaz de formar suas próprias opiniões, defendendo a visão da educação universal e politécnica.

Pensamento político de Dewey na educação

O pensamento político de John Dewey na educação está centrado no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Para Dewey, o pensamento não existe isolado da ação e a educação não pode ser uma preparação para a vida, mas é a própria vida. Deve servir para resolver situações da vida e a ação educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações sociais.

A educação construtivista

A teoria construtivista trás um novo modelo de educação que recusa a tradicional concepção metafisica de uma natureza humana universal, essencial e estática. No construtivismo o aprendizado é dinâmico, fazendo o uso de diversas ferramentas, respeitando a “bagagem cultural” já trazida pelo indivíduo com o objetivo de formar o homem através da interação, aplicando o aprendizado na realidade social, formando-o para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com