TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Técnica psicanalítica através do brincar

Por:   •  4/11/2017  •  Dissertação  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem como objetivo primordial enfatizar a grande importância e contribuições de Melanie Klain para psicanálise e para contribuir com o nosso entendimento será falado sobre dois filmes, “Nise, o coração na loucura” e “Sonhos” de Akira Kurosawa.

Melaine Klain foi considerada uma das mais importantes “figuras” na psicanálise pós – Freudiana, ela ganhou essa nobre consideração graças as suas investigações a qual ela chama de observações psicanalíticas.

As observações que ela faz ajudam a contribuir no desenvolvimento de técnicas. Essas quais ela vai aprimorando de acordo com seu olhar diferenciado para determinadas situações que se depara no decorrer de sua trajetória, principalmente com crianças, valorizando muito o inconsciente.

No livro A técnica psicanalítica através do brincar: Sua história e significado, Melaine Klain considera que é no brincar que é aflorado na criança as emoções e fantasias as quais elas representam positivamente ou negativamente como: ansiedades, raiva, medos, desejos, agressividades etc. Essas emoções e representações que vem à tona, que tornam possíveis as investigações do porquê determinado indivíduo age ou não age de determinada forma.

Além do brincar procuraremos trazer o entendimento de Klain sobre o funcionamento primitivo do bebê e suas relações com o meio. Veremos também sobre os mecanismos de defesa como a esquizo- paranoide que logo passa para posição depressiva, ansiedades, entre outros.

Os dois filmes que foram escolhidos têm por objetivo fazer uma “ponte” no entendimento sobre o que Melanie Klain vem nos dizer em seus estudos. Os filmes quais tem os títulos, “Nise, o coração na loucura” e “Sonhos” de Akira Kurosawa.

O primeiro vem nos mostrar quase como um tapa na cara da sociedade o quão mal os ínvidos com algum tipo de deficiência mental são marginalizados, esquecido na sociedade, por seus familiares etc. São jogados as traças como animais possuídos de selvageria. Os hospitais manicomiais que tratam seus pacientes como ratos de laboratório praticando testes em nome da “cura” inexistente.

Depois a luta para mudar um contexto desumano e desastroso dentro de um hospital, cheio de regras e leis que funcionam apenas aos interessados. As fantasias, desejos, ansiedades, transferências, introjeção, projeções, posição esquizo- paranoide e sádicos dos pacientes residentes nesses hospitais manicomiais.

Pelo menos no contexto apresentado neste primeiro filme, fica a questão, por que os deficientes mentais são excluídos e abandonados pela sociedade?

Será mais fácil e eficiente tratar apenas o orgânico e deixar a mente de lado? Lembrando que um não pode andar separado do outro.

No segundo filme “Sonhos” de Akira Kurosawa podemos observar as representações feitas pelos pais quando querem dizer algo, sem dizer do que realmente se trata para criança aparentando fazer um emaranhado de ideias em sua mente que o acompanha até a vida adulta.

Podemos identificar no filme também vários conceitos abordados como transferência, projeção, fantasias, castração e como cada um deles na vida do personagem, cada sonho vem carregado de emoções, sentimentos, significados, culpa a luta pelo ego etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com