TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO BRINCAR

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

A – Após a leitura pude concluir que a perspectiva sócio construtivista é abordada como sistema em práticas educacionais, tendo como função a escola e o educador; apresenta fundamentos no trabalho pedagógico junto as crianças em sala, sendo considerado o brincar, como componente essencial. O brincar é tido como objetivo principal no desenvolvimento motor, sensorial, humanitário e aperfeiçoamento de suas habilidades.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique. 
B – Existem diferenças:

  • A sociologia tem o objetivo de estudar a vida humana, através de métodos e regras próprias, com ponto de vista político e defende a educação universal e politécnica.
  • O positivismo baseia-se em fatos reais e na experiência, não admitia dúvidas, confiava no conhecimento científico e considerava as leis do universo.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

C – Relacionando a democracia aos estudos, por ser de ordem política permitia o desenvolvimento dos indivíduos, e permitia decidir em conjunto. Pois se importava com o crescimento, físico, emocional e intelectual, fazendo com que as ideias servissem para a resolução de problemas reais.

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

D – É vista como uma inteligência natural e individual, em que a socialização seria apenas parte do processo de evolução cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com