TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionalismo E Estruturalismo

Monografias: Funcionalismo E Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 5

Funcionalismo e Estruturalismo: bases conceituais preliminares

1 – Considerações básicas sobre o método funcional

Funcionalismo: o método funcionalista baseia-se fundamentalmente no conceito de função (cuja origem está no organicismo de Spencer que que criou uma sociologia organicista, que buscou uma analogia com o organismo humano concebido como um sistema de componentes funcionalmente interrelacionados Os fundamentos teóricos do funcionalismo estão na Teoria Positiva de Comte (ciência da ordem social) Surge na década de 1930, tendo grande expansão no Brasil, nos anos de 1960. Principais: Durkheim, Spencer, Malinowski. Merton, Parsons e Ralf Dahrendorf (atual).

- parte da PARTE para compreender o todo (o estruturalismo é o inverso) Compreende que cada parte desempenha funções que se ajustam ao funcionamento global do TODO.

- a noção de função está relacionada à de necessidade (orgânica e institucional).

- a análise funcional é interna a um conjunto. Visa conhecer as relações funcionais entre diversos elementos de um conjunto. Procurar as relações funcionais entre diversos elementos de um conjunto equivale a situar-se dentro da máquina social a fim de ver como funciona.

Não se propõe a explicar porque funciona, mas a ajustar tal funcionamento.

Postulados do Método (em termos de Teoria Social)

• A sociedade é um todo que funciona. Tudo na sociedade tem uma função. Há, portanto, unidade funcional no sistema social. Deve haver coesão e harmoniosa cooperação entre todos os elementos de um sistema social.

• Já que o todo é necessário ao funcionamento do conjunto é necessário que as coisas sejam assim: Necessidade Funcional. Durkheim analisa também os elementos afuncionais e disfuncionais ao todo.

• Há funções manifestas (conscientes) e latentes (difíceis de perceber) Para Robert Merton, (em A Analise Estrutural na Sociologia 1975): funções manifestas: aquelas que objetivamente contribuem para o ajustamento do sistema. São intencionadas e reconhecidas pelos participantes do sistema. Funções latentes: aquelas que não constam das intenções, nem são reconhecidas. Quando reconhecidas deixam de ser latentes. Disfunções: circunstâncias observadas que diminuem a adaptação ou o ajustamento do sistema.

• Para a análise funcional um dado deve ser posto em relação a uma unidade social determinada. Existe sempre função de algo para algo.

• Pode haver substituição de funções: a mesma função pode ser desempenhada por diferentes instituições (equivalentes funcionais) Ex: Socialização.

• Elementos fundamentais da análise funcionalista: corte no tempo, corte no espaço e elementos interrelacionados em integração e equilíbrio.(causas e efeitos). Relação sujeito/objeto: sujeito é neutro e objeto é concreto e independente do sujeito. Durkheim; “os fatos sociais são coisas vistas de fora.” (neutralidade)

• No Serviço Social um exemplo é Teresópolis (a necessidade gera a função; necessidades se manifestam em variáveis.)

2 - Considerações básicas sobre o estruturalismo

● O conceito de estrutura não está isento de ambigüidade, já que é utilizado em campos diversos. Entretanto, a noção de estrutura sobre que se baseia o estruturalismo parte fundamentalmente da noção elaborada pela lingüística. O termo estruturalismo tem origem no Cours de Linguistique générale de Ferdinand de Saussure (1916), que se propunha a abordar qualquer língua como um sistema, no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou e oposição que mantém com os demais elementos.

● Este conjunto de relações forma a estrutura

● Nessa concepção a noção de estrutura - baseada no estudo da linguagem como sistema de signos -, é entendida como um todo que só pode compreender-se a partir da análise de seus componentes e da função que cumprem dentro do todo. Essas estruturas têm, assim, o caráter de uma totalidade na qual qualquer modificação de alguma das suas relações afeta o conjunto, já que a estrutura mesma está definida por suas relações, sua auto-regelação e suas possíveis transformações.

● Para os estruturalistas a realidade se compõe de dados singulares e a universalidade só surge a nível da estrutura, ou seja, do sistema de regras mentais formalizadas. (distinção absoluta entre objeto real e objeto do conhecimento)

● Limita a racionalidade à aplicação de regras lógicas formais.

● Nega o movimento da história (resulta da soma, da justaposição de totalidades parciais)

● Em síntese no método estruturalista a questão do modo de produção do conhecimento se sobrepõe às questões ontológicas. (epistemologia antecede à ontologia)

● Primado do universo conceitual, auto gerador. Conhecimento tem referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com